Política

Alerj pode estender isenção de IPVA para deficientes auditivos

Deputada Alana Passos

A deputada estadual Alana Passos (PTB) entrou com um requerimento na Alerj solicitando urgência para votação do projeto de lei, de sua autoria, que prevê isenção de IPVA a pessoas com deficiência auditiva. O objetivo da proposta é garantir aos deficientes auditivos os mesmos direitos das pessoas com deficiência física, intelectual e visual, que, hoje, já dispõem da isenção do tributo no Estado do Rio de Janeiro.

¨Recebi um ofício da Comunidade Surda defendendo esse posicionamento e isso me inspirou a apresentar o projeto de lei. Excluir os deficientes auditivos da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma afronta ao princípio da isonomia. Precisamos reparar esse equívoco¨, ressaltou a deputada.

Segundo o PL 5814/2022, para efeitos da isenção, será considerada pessoa com deficiência auditiva a que tiver perda bilateral, parcial ou total de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

No ano passado, a Lei Federal nº 14.287, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, estendeu a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) às pessoas com deficiência auditiva.

 

Gisele Macedo

21-993973786

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo