Política

Censo 2022: vereador quer campanha de mobilização em São Gonçalo – Banca de Notícias

A prorrogação foi lembrada na tribuna da Câmara Municipal de São Gonçalo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou até o início de dezembro o prazo de coleta de informações para o Censo 2022. Inicialmente a previsão era de que o trabalho fosse encerrado até 31 de outubro deste ano. Segundo o órgão, um pouco mais da metade da população estimada do Brasil foi recenseada, por isso decidiu-se prorrogar o prazo dos trabalhos.
A prorrogação foi lembrada na tribuna da Câmara Municipal de São Gonçalo, nesta quarta-feira, pelo vereador Alexandre Gomes, que mostrou-se preocupado com o baixo número de pessoas ouvidas na cidade. De acordo com o parlamentar, a falta de resposta ao censo prejudica a realização de políticas públicas para a cidade.
— Percorrendo a cidade sempre pergunto as pessoas se elas responderam ao Censo 2022 e 90% das respostas são negativas. Isso é muito preocupante porque são com base nestes dados que os governos federal e estadual e a prefeitura traçam projetos e programas nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, social entre outras para a cidade – explicou o parlamentar.
Alexandre Gomes garante que irá propor ao prefeito capitão Nelson uma campanha para orientar a população sobre a importância de receber os recenseadores. E como ela pode e deve participar.
— Existem três formas que você pode responder: diretamente a um dos recenseadores que visitam a sua casa, por e-mail ou por ligação telefônica. Nas duas últimas opções, basta informar ao recenseador a sua escolha e fornecer a ele seu endereço eletrônico ou telefone de contato. Caso a escolha seja o e-mail, você receberá um link com todas as perguntas, que devem ser respondidas em até sete dias – informou o vereador.
A cada 10 anos, o IBGE realiza o Censo Demográfico, que retrata a população brasileira e suas características socioeconômicas, gerando informações essenciais para o planejamento público e privado da década seguinte. Desde o dia 1º de agosto, os recenseadores estão em campo visitando domicílios e estabelecimentos de todos os municípios brasileiros para saber quem somos, onde estamos e como vivemos.
“No questionário estão perguntas como: quantos moram ali e quem são (sexo, idade, cor ou raça)? O domicílio possui coleta de lixo? Qual o tipo de esgotamento sanitário? É próprio ou alugado? Quantos cômodos, banheiros e dormitórios têm? Há ainda uma pergunta sobre educação: sabe ler ou escrever? Tudo isso vai impactar em nosso orçamento, nos projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população. São Gonçalo já ultrapassou os 1,3 milhão de habitantes e somente com o censo iremos provar isso”, sentenciou Alexandre Gomes.
 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo