Política

Alerj analisa projeto de lei que impede cobrança abusiva das contas de água l BNRJ

Proposta do deputado Carlinhos BNH obriga concessionárias a instalar bloqueadores de ar nos hidrômetros

O aumento abusivo no valor das contas de água, após a troca de hidrômetros, levou o deputado estadual Carlinhos BNH (PP) apresentar projeto de lei que obriga as concessionárias a instalarem bloqueador de ar, equipamento que garante a cobrança apenas da água consumida.
 
A proposta 98/2023 foi apresentada pelo deputado devido às queixas que chegaram ao seu gabinete, além de reportagens na imprensa com reclamações de consumidores em todas as regiões do estado.
 
“Eu vejo como as pessoas sofrem com a falta d’água, não só na minha querida Baixada Fluminense, mas em outras regiões. Além dos problemas no fornecimento, agora são surpreendidas com valores muito acima do que vinham pagando. Nosso projeto de lei é para impedir que o bolso das famílias não seja onerado de forma abusiva. O consumidor tem que pagar apenas pelo o que consome”, afirma o deputado Carlinhos BNH.
 
Ainda de acordo com o PL 98/2023, a empresa concessionária deverá informar o teor da lei ao consumidor de forma impressa, na conta mensal, durante três anos subsequentes à publicação da legislação.
 
O descumprimento das medidas por parte das concessionárias acarretará em multa de 1.000 (mil) UFIR-RJ, cerca de R$ 4.332,90.
 
Divulgação/Alerj
Posse_01_02_23_ThiagoLontra-09735_Original.jpeg
Deputado Carlinhos BNH apresentou projeto para impedir cobrança abusiva no valor da conta d’água
 

IMG_2439.jpeg

 

Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo