Política

Alerj aprova anistia administrativa para ex-bombeiros militares

Projeto de lei do deputado Filippe Poubel segue para sanção do governador

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em segunda discussão, nesta quarta-feira (03/05), o Projeto de Lei 999/19, do deputado estadual Filippe Poubel (PL), que autoriza a anistia administrativa aos ex-bombeiros militares – excluídos ou licenciados – que ingressaram no serviço público entre os anos de 1998 e 2000. A proposta segue para o governador, que decidirá pela sanção da lei ou veto.

O objetivo é assegurar a reintegração na corporação, respeitando a referida graduação a qual estariam atualmente os anistiados. As bancadas do PT e do PSOL retiraram as emendas apresentadas, por entenderem o mérito do projeto e que os ex-militares foram vítimas de perseguição por cobrarem por direitos.

De acordo com o deputado Filippe Poubel, 53 ex-bombeiros poderão ser beneficiados. A exclusão deles foi considerada irregular por prescrição, já que os processos de improbidade administrativa foram iniciados após dez anos de os militares estarem efetivados. Além disso, após as investigações, não houve comprovação de irregularidades praticadas, e dois coronéis foram reintegrados, mas os praças não voltaram, motivando a apresentação do projeto de lei.

“Estamos reparando uma covardia feita a chefes de família. Agora vamos ao governador para restituir o quanto antes a justiça para esses bombeiros. A lei tem de ser igual para todos, não pode ocorrer discriminação por patente, até porque nenhuma prática de irregularidade foi comprovada. Temos que restabelecer o direito de voltarem a trabalhar na corporação”, defendeu o deputado Filippe Poubel.

O texto também prevê que não haverá ônus para a Fazenda e para o Corpo de Bombeiros do Estado (CBMERJ) em relação aos direitos pecuniários retroativos. Caso entre em vigor, a lei ainda vai precisar da regulamentação do governo do estado.

Octacilio Barbosa/Alerj

IMG_6581.jpeg

Deputado Filippe Poubel defende reincorporação de bombeiros militares expulsos irregularmente 

 

Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo