Geral

Programa de Apoio ao Pescador Artesanal irá fomentar atividade pesqueira

Deputada que propôs o programa é também autora da lei que instituiu a Política Estadual da Economia do Mar

De autoria da deputada estadual Célia Jordão (PL), o Projeto de Lei 3162/2024 propõe a criação do Programa de Apoio ao Pescador Artesanal. A ideia é fortalecer ainda mais as atividades pesqueiras no estado do Rio.

Uma das propostas do programa é conceder um benefício, no valor de meio piso nacional de salário, por ocasião do defeso da pesca em complemento ao Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), que deverá ser custeado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP).

O PL também prevê a oferta de capacitação profissional voltada para pesca artesanal sustentável e de linha de crédito que atenda ao setor, além da promoção de ações que facilitem o registro profissional e implantação de banco de dados dos profissionais da categoria e de sua produção.

A deputada, que se destaca na linha de frente das discussões relacionadas à economia do mar, considera o programa essencial para fomentar o setor. “O nosso objetivo é facilitar os  trabalhos que são desenvolvidos pelo pescador artesanal, oferecendo a esse profissional mais infraestrutura para atuar de forma sustentável e, claro, fortalecer a sua renda no período do defeso, melhorando sua condição de vida e evitando a pesca predatória”, declarou Célia Jordão.

O PL está em tramitação na Alerj e será analisado pelas Comissões responsáveis antes de entrar em votação no Plenário.

 
 
 
Muito obrigada por sua atenção!
Tenha uma ótima semana
Abs,


Yasmin Calazans

A3 Conteúdo e Comunicação

(21) 98953-5182 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo