DestaqueNotíciasPolícia
Tendência

Homem é preso por crime ambiental sendo eles extração irregular de minerais em Maricá

Durante a fiscalização, foi solicitado que o responsável apresentasse as licenças necessárias dos órgãos competentes, mas ele informou não possuir a documentação exigida para a realização das atividades no local.

Na manhã desta segunda-feira (21), policiais da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) realizaram uma operação no bairro Vale da Figueira, em Ponta Negra, Maricá, onde identificaram uma atividade de extração de substância mineral e movimentação de solo sem a devida licença ambiental. A ação foi motivada por uma denúncia originada do Disque-Denúncia (DD MOV 96.5.2024).

 

A guarnição, composta pelo 1º Sargento Márcio Ribeiro e os Cabos Luis Henrique e Coelho, se dirigiu ao endereço, Rua 18, Casa 229, e foi recebida pelo proprietário do terreno, Márcio Cruz de Miranda, de 42 anos. Durante a fiscalização, foi solicitado que o responsável apresentasse as licenças necessárias dos órgãos competentes, mas ele informou não possuir a documentação exigida para a realização das atividades no local.

 

Diante da irregularidade, os policiais encaminharam o suspeito à 82ª DP (Delegacia de Polícia de Maricá), onde foi lavrado o auto de constatação. O acusado será investigado pelo crime previsto no Art. 55 da Lei 9.605/1998, que trata de infrações contra o meio ambiente, especialmente a extração mineral sem autorização.

 

A área degradada é estimada em aproximadamente 200 m², e a perícia foi acionada para realizar uma análise mais detalhada da extensão do impacto ambiental. Não houve apreensão de armas, e os materiais utilizados na atividade irregular ainda serão contabilizados.

 

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, e o autor pode enfrentar penalidades que incluem multa e detenção, conforme a legislação ambiental vigente.

 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo