DestaqueSaúde

São Gonçalo segue com baixo risco de contaminação por covid-19 (Prefeitura) BN

São Gonçalo permanece com baixo risco de contaminação por coronavírus, na fase amarelo 1, na semana 31/2021 – correspondente ao período entre 1º e 7 de agosto. O somatório dos pontos dos índices continua em quatro. No entanto, houve mudança de pontuação entre os índices. A variação de óbitos por covid-19, que somava dois pontos, zerou na semana 31/2021. Já a variação de pacientes internados somou mais dois pontos, passando de dois para quatro no total.

Na semana 31/2021, os indicadores apontaram 37% de ocupação de leitos de UTI adulto, não contabilizando. Na semana anterior, eram 41% (0 ponto). A ocupação de leitos de enfermaria passou de 25% para 33% nesta semana (0 ponto). A variação de óbitos pelo Coronavírus ficou com 0,29 e não pontuou. Na semana anterior eram 0,79, totalizando dois pontos. A variação de pacientes internados ficou em 1,1, obtendo 4 pontos. Na semana anterior foi de 0,95 (2 pontos). E, por último, a porcentagem dos casos da covid-19 notificados ficou em -12% (0 ponto). Na semana anterior foi de -55%, que também não pontuou.

Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores, que são: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) – o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).

É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente, e que são referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes. Desde o fim de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inclui nos boletins diários da doença, novos casos de óbitos – a maioria registrado em 2020 e início deste ano em outras cidades e que não tinham sido contabilizados anteriormente. Devido a esta inclusão de óbitos em outros municípios em meses anteriores, os números das mortes estão em crescimento, mas não refletem a atual realidade da pandemia no município.

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo