DestaqueGeral

Patrulha Maria da Penha conquista prêmio internacional BNRJ

O programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida ganhou, nesta quinta-feira (2), o prêmio de Boas Práticas Regionais concedido anualmente pela Organização das Regiões Unidas / Fórum de Governos Regionais e Associações Globais de Regiões (ORU Fogar) em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O prêmio seleciona a cada ano os cinco melhores projetos executados por administrações públicas regionais em todos os continentes. O anúncio das iniciativas premiadas foi feito em cerimônia virtual na sede da ORU Fogar, em Barcelona.

Patrulha Maria da Penha é um programa da Polícia Militar de enfrentamento à violência contra a mulher e existe desde 2019.

As ações premiadas devem contemplar itens previstos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No ODS 5, que trata da igualdade de gênero, está inserido o enfrentamento à violência contra mulher.

 

Mais de 90 mil atendimentos

 

Em pouco mais de dois anos, 92 mil atendimentos foram realizadas para mulheres em situação de violência.

Desde o lançamento, em agosto de 2019, até meados de novembro de 2021, as 45 equipes especializadas da patrulha realizaram 92.201 atendimentos. Destes, 84.764 se trataram de fiscalizações de medidas protetivas.

A patrulha já atendeu 31.112 mulheres em todo o estado, dentre as quais mais de 80% possuíam medidas protetivas deferidas pela Justiça e aceitaram o acompanhamento regular das equipes.

Foram efetuadas 382 prisões, a maioria de agressores que desrespeitaram essas mesmas medidas protetivas.

 

Os cinco vencedores de 2021

 

Os cinco vencedores de projetos em gestão pública foram:

1. “Wi-fi gratuito”, apresentado pelos gestores da Cidade do México (México);

2. “Guayas renasce com conectividade”, apresentado por GAD (Governos Autônomos Descentralizados) da Província de Guayas (Equador);

3. “Unidades produtivas de segurança alimentar familiar em modo de estufa (UPSAF)”, apresentado pelo Departamento de Antioquia (Colômbia);

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo