O plenário da Alerj aprovou, nesta quarta-feira (7/12), a concessão da Medalha Tiradentes ao prefeito de São Gonçalo, Nelson Ruas dos Santos, o Capitão Nelson. Autor do projeto de resolução que solicitou a maior honraria concedida pelo legislativo fluminense ao prefeito, o deputado estadual Rafael do Gordo (DC) ressaltou que a homenagem é um reconhecimento pelo trabalho realizado por Capitão Nelson em prol do município:
¨Capitão Nelson vive em São Gonçalo desde os quatro anos de idade e conhece de perto as necessidades da população. Mesmo antes de entrar na vida política, como policial militar, trabalhou em prol da segurança pública e, como deputado estadual, conquistou, por exemplo, a implantação do São Gonçalo Presente, uma demanda antiga de moradores e comerciantes. Como prefeito, acorda cedo, acompanha de perto a realização de obras por toda a cidade, além de manter interlocução permanente com os governos estadual e federal, o que tem garantido recursos para projetos importantes¨, ressaltou o deputado.
Nelson Ruas dos Santos, o Capitão Nelson, serviu ao Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e, aos 23 anos, ingressou na Polícia Militar do Rio de Janeiro, comandando a guarnição Patamo por 10 anos. Participou diretamente da construção de unidades de Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) nos bairros de Itaoca, Santa Luzia, Barro Vermelho, Santa Izabel, Maria Paula e Guaxindiba, sempre em parceria com a sociedade civil.
Vereador por quatro mandatos, nas eleições de 2018, concorreu ao cargo de deputado estadual, ficando como suplente e assumindo a vaga na Alerj em março de 2019, quando conseguiu a implantação de dois colégios cívico-militares em Alcântara e no Galo Branco, a quarta companhia do 7º BPM para Santa Izabel, o aumento do efetivo e mais viaturas para a cidade, o retorno do Batalhão Florestal para a Fazenda Colubandê e a implantação do São Gonçalo Presente.
Eleito prefeito de São Gonçalo em 2020, em parceria com os governos e interlocução com deputados estaduais e federais, trouxe recursos para o município para realizar uma série de projetos importantes, como o Programa Asfalta São Gonçalo; a reforma e ampliação de mais de 20 unidades de saúde na atenção básica, a construção de clínicas, novos hospitais e centro de imagens; e a aprovação do MUVI, criando um corredor viário que corta a cidade.