O deputado Rosenverg Reis (MDB) acaba de protocolar, na Alerj, um projeto de lei que estabelece a implantação de um Hospital Estadual de Referência para o Tratamento de Câncer no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Hoje, a maioria dos pacientes que moram na Baixada, e precisam realizar o tratamento da doença, são obrigados a se deslocar para outras regiões, causando desgastes, retardando a assistência e prejudicando o prognóstico.
¨Uma unidade de referência na Baixada, que concentre, num só lugar, todos os profissionais, exames e intervenções necessárias para o tratamento do câncer oferecerá não somente mais comodidade aos pacientes que moram na região, mas também mais agilidade para realização de diagnósticos e cirurgias, o que é essencial. Além de evitar os desgastes provocados pelo deslocamento para outras regiões, também precisamos levar em conta os gastos, porque a maioria precisa de um acompanhante, o que, muitas vezes, inviabiliza a continuidade do tratamento¨, ressaltou o deputado.
Estudo recente realizado pela Fiocruz revelou que mais da metade dos brasileiros (entre 49% e 60%) que fazem tratamento contra um câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) precisam deixar o município onde residem para receber assistência especializada. Os maiores polos para atendimento oncológico estão nas regiões Sudeste e Nordeste. Só para se ter uma ideia, a cidade de Barretos (SP) é o principal polo, com todos os tipos de tratamento, mas 95% dos pacientes que fazem cirurgia, radioterapia ou quimioterapia no município são de outras cidades.
|