Conecte-se conosco

Notícias

Brasil registra três casos de danos pulmonares causados por vaper – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Um alerta da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) revelou que três brasileiros foram diagnosticados com EVALI, sigla em inglês para lesão pulmonar associada ao uso de produto de cigarro eletrônico, também chamado de vaping ou vaper. Segundo a SBPT, os pacientes teriam usado essências de tetrahidrocanabinol (THC) em dispositivos comprados nos Estados Unidos, uma vez que a venda é proibida no Brasil.

Os pacientes não foram identificados. Para alertar a população à respeito dos riscos do cigarro eletrônico, a SBPT produziu uma série de vídeos sobre tabagismo, DPOC, asma, tuberculose e cigarro eletrônico.

No comunicado, a SBPT informa que os sintomas respiratórios da EVALI costumam incluir tosse, dor torácica e dispneia. Também são comuns sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia e sintomas inespecíficos, como febre, calafrios e perda de peso.

Entre as recomendações de tratamento, a SBPT sugere que pneumologistas e clínicos utilizem os critérios diagnósticos e classificatórios divulgados pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o centro de controle de prevenção e doenças norte-americano.

O tratamento indicado consiste na suspensão imediata do uso do cigarro eletrônico e na administração de medidas de suporte clínico — que incluem oxigênio e, quando necessário, ventilação não invasiva ou invasiva — além do uso de antivirais, antimicrobianos e corticoides.

Os Estados Unidos já registrou 2.291 casos de hospitalização por EVALI e, ao menos, 47 mortes. A mistura de acetato de vitamina E e THC é associada à maioria das doenças relacionadas ao vaper. De acordo com o CDC, mais de 9 milhões de norte-americanos são usuários de cigarro eletrônico.

Notícias

Governo pode privatizar Unidades Básicas de Saúde no pais (Brasil) – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Um decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, autoriza a equipe econômica a preparar um modelo de privatizações para unidades básicas de saúde. A norma foi publicada na terça-feira (27), no Diário Oficial da União. O texto inclui a política de fomento ao setor de atenção primária à saúde no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

O decreto delega à equipe econômica a “preparação de estudos de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, uma modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

Segundo o governo, os estudos terão a finalidade inicial de estruturar projetos, cuja seleção será estabelecida em ato da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia. Segundo o texto do decreto nº 10.530, a finalidade dos estudos será a “estruturação de projetos pilotos”. Em nota, o Ministério da Economia afirmou que o “principal ponto do projeto é encontrar soluções para a quantidade significativa de Unidades Básicas de Saúde inconclusas ou que não estão em operação no país”.

Em nota, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) criticou a decisão do governo e disse que a medida é arbitrária. “Nós, do Conselho Nacional de Saúde, não aceitaremos a arbitrariedade do presidente da República, que no dia 26 editou um decreto publicado no dia 27, com a intenção de privatizar as unidades básicas de saúde em todo o Brasil. Nossa Câmara Técnica de Atenção Básica vai fazer uma avaliação mais aprofundada e tomar as medidas cabíveis em um momento em que precisamos fortalecer o SUS, que tem salvado vidas. Estamos nos posicionando perante toda a sociedade brasileira como sempre nos posicionamos contra qualquer tipo de privatização, de retirada de direitos e de fragilização do SUS. Continuaremos defendendo a vida, defendendo o SUS, defendendo a democracia.” A nota é assinada pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto. Fonte A Tribuna

Continue lendo

Notícias

Pastor e fiel morrem afogados em represa após cerimônia de batismo (Brasil) – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Um pastor e um fiel morreram afogados no ultimo domingo (25/10) após uma cerimônia evangélica de batismo na represa de Nazaré Paulista, localizada a 65 quilômetros da cidade de São Paulo.

Samuel Sérgio (foto em destaque), 38 anos, decidiu ficar um pouco mais na água após o evento e começou a se afogar. Segundo testemunhas, o pastor Davi dos Santos, 40, viu a cena e tentou socorrer o homem, mas os dois morreram.

Segundo informações do Uol, as vítimas foram retiradas da água já sem vida pelo Corpo de Bombeiros. A delegada responsável pelo caso, Liliane Doretto, afirmou que será instaurado um inquérito para investigar o acontecimento.

Vou fazer a investigação para saber se houve imprudência ou negligência. Mas se o fiel estava brincando na água, então não há responsabilidade de ninguém. Uma fatalidade. E por se tratar de uma pessoa maior de idade, ninguém é responsável por manter a incolumidade física dele, a não ser ele próprio”, disse.

Continue lendo

Notícias

Finados: Cemitérios de São Gonçalo terá limite de visitas no feriado (São Gonçalo) – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Em virtude da pandemia, os cemitérios públicos de São Gonçalo vão ter limite máximo de visitantes no Dia de Finados, 2 de novembro. Para evitar o contágio pelo novo Coronavírus
A Prefeitura decidiu limitar por hora a presença de até 50 pessoas dentro dos cemitérios públicos de Pacheco, São Miguel, Ipiíba e São Gonçalo.
As visitas vão funcionar das 8h às 16h e os visitantes precisam seguir um protocolo sanitário. Haverá aferição de temperatura e disponibilidade de álcool gel na entrada e o uso da máscara vai ser obrigatório durante as visitas.
Este ano, excepcionalmente, o cemitério não contará com a estrutura de tendas e palco para missa.
Segundo o padre André Luiz Bastos Siqueira, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, os fiéis poderão participar da Santa Missa de Finados às 8h, 10h ou 16h, presencialmente, realizando inscrição online pelo Facebook da Paróquia, ou assistir através das redes sociais na página “Voz do Amarante”.
A Vigilância Ambiental também intensificou, nesta semana, as ações de prevenção a doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As equipes de combate ao Coronavírus, utilizando as motofogs, estão sanitizando todos os cemitérios com a mesma tecnologia e produto utilizados em Wuhan, na China. O material usado nesta higienização é a amônia de quinta geração diluída em glicerina vegetal. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado. Divulgação
Continue lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 Portal de Notícias - Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe - Todos Direitos Reservados.