Política

Câmara aprova projeto que reconhece surdos unilaterais como deficientes auditivos

Deputada federal Daniela do Waguinho foi decisiva na aprovação de projeto de lei que segue para sanção presidencial .

As pessoas com deficiência auditiva unilateral poderão ter acesso às políticas públicas e prioridades de pessoas com deficiência. É o que estabelece o Projeto de Lei 1361/2015, aprovado nesta quinta-feira (01/12) pela Câmara dos Deputados. A proposta foi a plenário após atuação determinante da deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ), que lutou pela aprovação da urgência na análise e orientou a bancada do partido a votar pela aprovação do PL, que agora segue para sanção do presidente da república.
 
Os desafios para os deficientes auditivos unilaterais são enormes, podendo causar isolamento social e uma série de transtornos diários. São pessoas que possuem dificuldades para separar sons e identificar de onde vem sons, com isso estar em locais com ruídos torna-se muitas vezes insuportável, prejudicando a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. 
 
Na sua sustentação oral em defesa da aprovação, a deputada Daniela do Waguinho lembrou que, atualmente, não há lei que ampare os surdos unilaterais. Mas, com a aprovação do projeto e sanção, essas pessoas terão acesso a vagas, cotas, procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e aquisição gratuita de aparelho auditivo. 
 
“Esse projeto de lei promove justiça às pessoas que sofrem limitações e dificuldades por não escutarem plenamente. Reconhecer os surdos unilaterais como deficientes auditivos permite que possam ter acesso às políticas públicas que proporcionam mais cidadania e inclusão social. Vamos continuar trabalhando para que o projeto seja sancionado”, afirma a deputada federal Daniela do Waguinho.
 
Divulgação/Câmara dos Deputados
4b650abc-4b03-4d9b-b93b-796ed17a110a.jpeg
Deputada Daniela do Waguinho atua em defesa dos direitos dos surdos unilaterais 
 
 

Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 
(21) 99823-8672

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo