Blogs & ColunasPolítica

Célia Jordão celebra início do Cell Broadcast no RJ e expansão do sistema para outras cidades brasileiras

Segundo a Anatel, alerta deverá ser implementado até dezembro em dez municípios que tenham histórico de desastres naturais

Autora da Lei 9740/2022, que obriga as operadoras de telefonia móvel a transmitirem gratuitamente alerta à população sobre risco de desastres naturais via Sistema de Difusão Celular (Cell Broadcast) no Estado do Rio de Janeiro, a deputada Célia Jordão celebrou o anúncio feito pela Anatel de início das operações do novo sistema em estados das regiões Sul e Sudeste. Até dezembro, quando o sistema deverá entrar em operação, os alertas serão testados pela Defesa Civil em dez municípios que tenham histórico de desastres.

“Desde a sanção da minha lei, venho acompanhando sistematicamente o cronograma de implementação do sistema junto à Anatel, órgão que atendeu com presteza a todas as minhas solicitações de informação, o que foi fundamental.
Fico também muito grata em saber que o serviço será implementado no Estado do Rio e agora chegará a outras cidades brasileiras por iniciativa do governo federal. Nosso objetivo segue um só: ajudar a salvar vidas”, afirmou a deputada.

Já utilizado em outros países do mundo, o sistema Cell Broadcast é um avanço frente ao toque das sirenes em áreas de risco e o envio de SMS por meio de alertas antecipados da Defesa Civil, sendo essencial para minimizar os efeitos de um desastre natural, como o que ocorreu no Rio Grande do Sul.

O sistema não demanda cadastro prévio do usuário, nem boa qualidade da rede de internet convencional, emitindo um alarme sonoro e mensagem em tela cheia e exige interação do usuário.

Segundo a Anatel, a engenharia do sistema foi concluída no final de 2023 e as principais operadoras de telefonia já implementaram a ferramenta em suas redes. Agora, restam o treinamento das defesas civis e o plano de comunicação, conduzidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Ministério das Comunicações.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo