Conecte-se conosco

São Gonçalo

Centro de Trauma do Heat, no Colubandê, completa sete anos – Banca.com

Publicado

em

O Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. completa sete anos com a marca de mais de 25 mil atendimentos. Especializado no socorro a pacientes com múltiplos traumas, a unidade conta com tecnologia de ponta e é referência no estado do Rio de Janeiro quando o assunto é salvar vidas.

A direção da unidade garante que um dos diferenciais no atendimento é o protocolo utilizado, que pode ser comparado aos principais centros internacionais de trauma, onde a taxa de mortalidade é inferior a 5%. O sucesso do serviço prestado é resultado da combinação de profissionais capacitados e da utilização de equipamentos de última geração, com tecnologia alemã.

“Este é o único Centro de Trauma do país com toda uma infraestrutura voltada ao atendimento de urgência e emergência em um único local”, garante a equipe médica.

A equipe garante que quanto menor o tempo entre o trauma e o procedimento cirúrgico, melhor o prognóstico para o paciente. Ao chegar, o paciente recebe o primeiro atendimento na sala de estabilização, através da equipe multidisciplinar de cirurgia geral, anestesia e enfermagem. Depois, são realizados exames de sangue, ultrassom, tomografia, raios X, e é solicitado um parecer das especialidades de neurocirurgia, ortopedia, bucomaxilo facial, oftalmologia, cirurgia pediátrica, entre outros. Ao final, é tomada a decisão de encaminhar o paciente para o centro cirúrgico.

“O tempo de chegada é o fator determinante para salvar uma vida. O paciente chega de carro ou de helicóptero. Existe uma área totalmente livre e direta ao Centro de Trauma, onde todos os exames são realizados no próprio local. Um destes procedimentos é conhecido como Fast, que é a ultrassonografia feita e avaliada à beira do leito, o que ajuda a constatar com rapidez o nível de urgência da cirurgia”, explica a equipe médica.

O Centro de Trauma conta diariamente com três cirurgiões, três anestesistas, quatro enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem voltados para o atendimento às emergências que chegam ao local. A unidade é composta por três salas de cirurgia e um Centro de Imagens com equipamentos de exames Fast (Ultrassom), Tomógrafo, Raios X Móvel, Aparelho de Gasometria e Intensificador de Imagens (Raios X em arco para cirurgias).

O local possui ainda uma linha direta com Corpo de Bombeiros, Samu, Autopista Fluminense e Polícia Militar, que avisam da chegada de pacientes vítimas de trauma de alta complexidade devido à gravidade dos ferimentos.

Os profissionais que atendem no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres foram capacitados no Centro de Trauma de Baltimore, nos Estados Unidos, e treinados também no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami, e no Children’s Hospital, dedicado à criança em Washington.

Administrado pelo Instituto Lagos Rio, o Centro de Trauma ocupa uma área de mil metros quadrados logo na entrada do Hospital Estadual Alberto Torres. Além das salas de cirurgia, uma delas inteligente, onde o médico pode acompanhar a tomografia em tempo real, sem precisar esperar que o exame seja revelado, a unidade dispõe de cinco leitos de recuperação pós-anestésica, 35 leitos de retaguarda de CTI, quatro leitos de observação e heliponto para receber casos urgentes de todo estado do Rio.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, planta e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Notícias

Pronto Socorro Central de São Gonçalo recebe mais sanitização contra o Covid-19 – Banca.com

Publicado

em

Pacientes que buscaram atendimento no Pronto Socorro de São Gonçalo na manhã desta quinta-feira (2) acompanharam o serviço de sanitização realizado por soldados da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, em Niterói.
A manutenção faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do município e o Ministério da Defesa, que está higienizando nove unidades de saúde da cidade.
Única unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime “porta aberta”, o Pronto Socorro de São Gonçalo teve as enfermarias, CTI, sala de observação, banheiros, refeitório, cozinha, consultórios médicos, laboratório, tomografia, raio-x, centro cirúrgico e áreas administrativas desinfectadas. Cama, colchões, paredes, janelas, corrimão, mesas, cadeiras, tudo recebeu a atenção do grupo de homens munidos com aparelhos costais, flanela, borrifador e muita água sanitária.
“Esta parceria nos ajuda a garantir maior segurança aos pacientes, acompanhantes e principalmente aos nossos funcionários que estão na linha de frente contra o Covid-19. A prefeitura vem buscando fazer parcerias que visam combater o coronavírus em nossa cidade. Este trabalho soma-se ao realizado pelos nossos agentes da Vigilância Ambiental”, garantiu o prefeito José Luiz Nanci.
O trabalho de sanitização foi realizado há uma semana no Hospital Luiz Palmier. O serviço irá beneficiar nos próximos dias a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pacheco e Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha.
Continue lendo

Destaque

Exército: Mais reforço de sanitização em hospital de São Gonçalo – Banca.com

Publicado

em

O serviço de sanitização realizado por soldados da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, em Niterói, chegou na manhã desta quinta-feira (24) no Hospital Municipal Luiz Palmier, no bairro do Zé Garoto. A manutenção faz parte de uma parceria entre a secretaria de Saúde de São Gonçalo e o Ministério da Defesa que beneficiará nove unidades de saúde da cidade.

Referência no atendimento a pacientes com coronavírus, o hospital teve as enfermarias, CTI, sala de observação, banheiros, refeitório, cozinha, salas de parto e áreas administrativas desinfectadas. Cama, colchões, paredes, janelas, corrimão, mesas, cadeiras tudo recebeu a atenção do grupo de homens munidos com aparelhos costais, flanela, borrifador e muita água sanitária.

Além do hospital, a sanitização também foi realizada no Espaço Rosa, que cuida da saúde da mulher, e no Espaço Vida, que trata de pacientes DST, além dos setores de almoxarifado, câmara mortuária e setor externo de atendimento.

— Esta parceria nos ajuda a garantir maior segurança aos pacientes, acompanhantes e principalmente aos nossos funcionários que estão na linha de frente contra o Covid-19. A prefeitura vem buscando fazer parcerias que visam combater o coronavírus em nossa cidade. Este trabalho soma-se ao realizado pelos nossos agentes da vigilância ambiental — garantiu o prefeito José Luiz Nanci

O trabalho de sanitização foi realizado há uma semana no Hospital de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino Deus) e agora no Hospital Luiz Palmier. O serviço irá beneficiar nos próximos dias o pronto socorro Central; UMPA do Pacheco e Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, no Pacheco.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: área interna
A imagem pode conter: área interna
Mais 19
Continue lendo

Destaque

Casa de Saúde Menino de Deus recebe sanitização – Banca.com

Publicado

em

A Casa de Saúde Menino Deus, no Centro, ganhou na manhã desta quinta-feira (18) reforço no sistema de proteção contra o coronavírus. Soldados da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, em Niterói, garantiram a sanitização de todos os setores da unidade. A manutenção faz parte de uma parceria entre a secretaria de Saúde de São Gonçalo e o Ministério da Defesa que beneficiará novo unidades de saúde da cidade.

Os militares se dividiram em grupo e seguiram para as enfermarias, sala de observação, banheiros, refeitório, cozinha, salas de parto e áreas administrativas do hospital, que há um mês está sendo administrado pela prefeitura e serve como retaguarda para as unidades de urgência e emergência do município. Cama, colchões, paredes, janelas, corrimão, mesas, cadeiras tudo recebeu a atenção do grupo de homens munidos com aparelhos costais, flanela, borrifador e muita água sanitária.

— A prefeitura vem buscando fazer parcerias que visam combater o coronavírus em nossa cidade. Este trabalho soma-se ao realizado pelos nossos agentes da vigilância ambiental — garantiu o prefeito José Luiz Nanci

O trabalho de sanitização foi realizado há uma semana no Pronto Socorro Infantil. O serviço irá beneficiar nos próximos dias ; UMPA de Nova Cidade; Hospital Municipal Luiz Palmier, pronto socorro Central; UMPA do Pacheco e Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, no Pacheco.

Continue lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 Portal de Notícias - Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe - Todos Direitos Reservados.