Conecte-se conosco

São Gonçalo

Centro de Trauma do Heat, no Colubandê, completa sete anos – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

O Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. completa sete anos com a marca de mais de 25 mil atendimentos. Especializado no socorro a pacientes com múltiplos traumas, a unidade conta com tecnologia de ponta e é referência no estado do Rio de Janeiro quando o assunto é salvar vidas.

A direção da unidade garante que um dos diferenciais no atendimento é o protocolo utilizado, que pode ser comparado aos principais centros internacionais de trauma, onde a taxa de mortalidade é inferior a 5%. O sucesso do serviço prestado é resultado da combinação de profissionais capacitados e da utilização de equipamentos de última geração, com tecnologia alemã.

“Este é o único Centro de Trauma do país com toda uma infraestrutura voltada ao atendimento de urgência e emergência em um único local”, garante a equipe médica.

A equipe garante que quanto menor o tempo entre o trauma e o procedimento cirúrgico, melhor o prognóstico para o paciente. Ao chegar, o paciente recebe o primeiro atendimento na sala de estabilização, através da equipe multidisciplinar de cirurgia geral, anestesia e enfermagem. Depois, são realizados exames de sangue, ultrassom, tomografia, raios X, e é solicitado um parecer das especialidades de neurocirurgia, ortopedia, bucomaxilo facial, oftalmologia, cirurgia pediátrica, entre outros. Ao final, é tomada a decisão de encaminhar o paciente para o centro cirúrgico.

“O tempo de chegada é o fator determinante para salvar uma vida. O paciente chega de carro ou de helicóptero. Existe uma área totalmente livre e direta ao Centro de Trauma, onde todos os exames são realizados no próprio local. Um destes procedimentos é conhecido como Fast, que é a ultrassonografia feita e avaliada à beira do leito, o que ajuda a constatar com rapidez o nível de urgência da cirurgia”, explica a equipe médica.

O Centro de Trauma conta diariamente com três cirurgiões, três anestesistas, quatro enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem voltados para o atendimento às emergências que chegam ao local. A unidade é composta por três salas de cirurgia e um Centro de Imagens com equipamentos de exames Fast (Ultrassom), Tomógrafo, Raios X Móvel, Aparelho de Gasometria e Intensificador de Imagens (Raios X em arco para cirurgias).

O local possui ainda uma linha direta com Corpo de Bombeiros, Samu, Autopista Fluminense e Polícia Militar, que avisam da chegada de pacientes vítimas de trauma de alta complexidade devido à gravidade dos ferimentos.

Os profissionais que atendem no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres foram capacitados no Centro de Trauma de Baltimore, nos Estados Unidos, e treinados também no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami, e no Children’s Hospital, dedicado à criança em Washington.

Administrado pelo Instituto Lagos Rio, o Centro de Trauma ocupa uma área de mil metros quadrados logo na entrada do Hospital Estadual Alberto Torres. Além das salas de cirurgia, uma delas inteligente, onde o médico pode acompanhar a tomografia em tempo real, sem precisar esperar que o exame seja revelado, a unidade dispõe de cinco leitos de recuperação pós-anestésica, 35 leitos de retaguarda de CTI, quatro leitos de observação e heliponto para receber casos urgentes de todo estado do Rio.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, planta e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Destaque

Hospital das Freiras, em SG, vira referência no tratamento a pacientes com suspeita de Concid-19 – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Pacientes das cidades vizinhas de Itaborai, Rio Bonito e Tanguá também têm buscado atendimento no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Hospital das Freitas, referência no tratamento a pessoas com sintomas do Covid-19 na região do Alcântara, em São Gonçalo.

Com sintomas da doença, o motorista Flávio Cardoso, de 39 anos, morador do bairro Ampliação, em Itaboraí, procurou a unidade na manhã desta segunda-feira (10). Após testar positivo para o coronavírus, ele foi encaminhado ao consultório médico, onde foi avaliado, medicado e colocado em isolamento social em casa.

— Não estou feliz por estar infectado. Mas quero elogiar o atendimento que recebi neste hospital. Tudo muito organizado e rápido. Estou indo para casa com todas as orientações necessárias – garantiu o motorista ao prefeito José Luiz Nanci, que diariamente visita as unidades de atendimento.

A merendeira C., de 51 anos, que pediu para não ser identificada, também testou positivo para o Convid-19 na manhã desta segunda-feira. Moradora do bairro de Monjolos, ela realizou o teste rápido na unidade e ainda fez exame de raio x.

O médico Pedro Salgado aconselhou a merendeira a ficar em isolamento social por 14 dias após medicá-la. “Estou calma devido ao atendimento que recebi. O médico foi super atencioso comigo, me orientou também a trazer a minha mãe e filha”

Além dos 14 leitos de CTI, o hospital conta com outros 20 de enfermaria. A unidade foi aberta há cerca de dois meses com o objetivo de atender 24 horas por dia pacientes com sintomas de Covid-19. Além do atendimento médico, o local também realiza o teste rápido.

— Nosso objetivo em criar este hospital de referência no atendimento à pacientes com coronavírus ou com suspeita foi para descentralizar o atendimento. Agora, além de todos os serviços oferecidos na unidade, estamos também realizando o teste rápido nos pacientes que apresentam sintomas graves do coronavírus. O exame é feito após a consulta e obedecendo critérios médicos — informou o prefeito José Luiz Nanci.

O Hospital das Freiras conta com quatro consultórios médicos, salas de raio x, farmácia, laboratório, almoxarifado e enfermaria para medicação. Assim que o paciente chega passa pela triagem e vai para a consulta. O médico então solicita exames laboratoriais e de imagens.

Se a situação do paciente for estável ele é medicado e liberado para o isolamento social em casa. Mas caso precise de internação fica em um dos leitos da unidade automaticamente.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e tela
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Mais 7
Continue lendo

Destaque

Chega a 60 mil testes rápidos do Coronavírus realizados em São Gonçalo – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

A secretaria de Saúde de São Gonçalo chega a marca dos 60 mil testes rápidos realizados no município nos últimos dois meses. O número de exames aumentou devido a ampliação dos postos para a realização da testagem. Paralelamente, a cidade realizou uma pesquisa de campo com testagem rápida e por amostragem para o Covid-19 no bairro Jardim Catarina. O levantamento detectou que 45% dos casos positivos para a doença são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas aparentes da doença, mas podem transmitir o vírus.

De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, que também é médico, o aumento na quantidade de unidades que realizam testes para diagnosticar o novo coronavírus favorece no enfrentamento à pandemia na cidade, identificando novos focos de transmissão, orientando o isolamento aos casos positivados e descentralizando a testagem.

— Nosso planejamento prevê a realização de cerca de 100 mil exames, ou seja, 10% da população. Com os dados da testagem em massa traçamos as nossas ações de controle, combate e tratamento ao Covid-19. A amostragem também é encaminhada a Universidade no Canadá, e ao IBGE, que desenham um perfil da doença em São Gonçalo e nos garante uma informação exata que nos ajuda também a promover políticas públicas das ações necessárias — explicou o prefeito.

Os testes rápidos estão disponibilizados diariamente nos PAMs Coelho, Neves e Alcântara; Clínica do Barro Vermelho; Centros de Triagem ao Coronavírus do Zé Garoto (próximo ao Correios) e Lagoinha (Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças); Polo Sanitário Rio do Ouro; Clínica da Criança (Zé Garoto); UPAs de Nova Cidade e Pacheco; e nos Prontos Socorros Infantil e Central.

Pesquisa de Campo — Com mais de 1.400 casos confirmados, o bairro do Jardim Catarina, maior Loteamento Plano da América Latina, passou no início do mês por uma pesquisa de campo com testagem rápida para o coronavírus. A amostragem registrou que 45% dos casos positivos para a doença eram assintomáticos.

Cerca de 10% da população foi testada em uma força tarefa realizada pelos profissionais de saúde atuantes na área. Durante 15 dias, os moradores puderam ser testados no Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima e em unidades móveis que percorreram diversas ruas do bairro.

A testagem de indivíduos assintomáticos representa uma importante estratégia, porque tirando-o de circulação por pelo menos 15 dias, evita-se que mais pessoas sejam infectadas. A realização de testes em larga escala para encontrar e isolar casos assintomáticos é uma estratégia vital para conter a propagação da doença”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Novos exames — O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, garante que o município irá adquirir novos exames para continuar o processo de testagem rápida. “A Prefeitura de São Gonçalo comprou 50 mil kits e o Ministério da Saúde enviou outros 30 mil. Enquanto não há vacina, nem medicamento com eficiência comprovada, frear a circulação do vírus é a melhor maneira de proteger a população”, assegura.

O Centro de Triagem ao Coronavírus no Zé Garoto e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Hospital das Freiras, no bairro Lagoinha, são os locais que mais realizam a testagem rápida na cidade. Os polos, juntos, realizam cerca de 600 testes por dia.

O Centro de Triagem funciona diariamente, das 8 ás 18 horas, enquanto o Hospital das Freiras atende 24 horas por dia. Nesta última unidade, o paciente ainda tem consulta médica e faz exame de imagem caso necessário. O hospital também conta com 17 leitos de CTI e outros 20 de enfermaria e virou uma referência no tratamento a pessoas com suspeita de coronavírus em São Gonçalo.

Ranking — De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado diariamente pela secretaria municipal de Saúde, os 20 bairros mais contaminados em São Gonçalo são Jardim Catarina, Colubandê, Trindade, Itaúna, Mutondo, Rocha, Boaçu, Boa Vista, Alcântara, Galo Branco, Porto do Rosa, Gradim, Mutuá, Nova Cidade, Centro,Barro Vermelho, Porto Velho, Pacheco, Santa Izabel e Porto Novo.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentando
Continue lendo

Notícias

Pronto Socorro Central de São Gonçalo recebe mais sanitização contra o Covid-19 – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Pacientes que buscaram atendimento no Pronto Socorro de São Gonçalo na manhã desta quinta-feira (2) acompanharam o serviço de sanitização realizado por soldados da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, em Niterói.
A manutenção faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do município e o Ministério da Defesa, que está higienizando nove unidades de saúde da cidade.
Única unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime “porta aberta”, o Pronto Socorro de São Gonçalo teve as enfermarias, CTI, sala de observação, banheiros, refeitório, cozinha, consultórios médicos, laboratório, tomografia, raio-x, centro cirúrgico e áreas administrativas desinfectadas. Cama, colchões, paredes, janelas, corrimão, mesas, cadeiras, tudo recebeu a atenção do grupo de homens munidos com aparelhos costais, flanela, borrifador e muita água sanitária.
“Esta parceria nos ajuda a garantir maior segurança aos pacientes, acompanhantes e principalmente aos nossos funcionários que estão na linha de frente contra o Covid-19. A prefeitura vem buscando fazer parcerias que visam combater o coronavírus em nossa cidade. Este trabalho soma-se ao realizado pelos nossos agentes da Vigilância Ambiental”, garantiu o prefeito José Luiz Nanci.
O trabalho de sanitização foi realizado há uma semana no Hospital Luiz Palmier. O serviço irá beneficiar nos próximos dias a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pacheco e Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha.
Continue lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 Portal de Notícias - Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe - Todos Direitos Reservados.