Com viés evangélico nacional, Record Bahia também ignora canonização de Irmã Dulce – Banca.com

Visualizações 0 Conforme detalhado pelo UOL, a Record foi na contramão das demais emissoras do País e optou por ignorar nos seus noticiários a canonização da baiana Irmã Dulce,...

Conforme detalhado pelo UOL, a Record foi na contramão das demais emissoras do País e optou por ignorar nos seus noticiários a canonização da baiana Irmã Dulce, primeira santa do Brasil reconhecida pela Igreja Católica (veja aqui). E seguindo o enquadramento nacional, a Record Bahia também não fez menção ao fato histórico.

 

Pertencente desde 1990 ao bispo da Igreja Universal do Reino De Deus, Edir Macedo, o grupo – ao que se constata – decidiu fazer “um boicote” em toda sua estrutura, incluindo as afiliadas. O feito foi maior do que o ocorrido na beatificação, em 2011, passo anterior ao da santificação. Na época, a emissora falou modestamente sobre o assunto. 

 

O Bahia Notícias monitorou desde sexta-feira (11) os noticiários locais da Record Bahia e não verificou nenhum tipo de reportagem, diferente das outras afiliadas. A Rede Bahia, por exemplo, produziu conteúdo especial, mandou equipe para Itália e transmitiu ao vivo a missa de canonização. Quanto a esse questionamento, o BN entrou em contato com a Record Bahia em busca de um posicionamento oficial, já que se trata de um assunto de interesse público e do público, mas não obteve resposta até o fechamento da nota.

 

Por mais que a canonização represente um traço específico de uma religião, o fato de ser um acontecimento inédito e local carrega atributos para se tornar notícia, principalmente nos veículos baianos. Vale destacar ainda que nos seus livros de memórias, a trilogia “Nada a Perder”, Edir tece críticas à Igreja Católica, a quem enxerga como “inimiga”, ao lado da Globo, e acusa de conspirar contra a Universal.

 

Para quem não sabe, nenhuma emissora de TV brasileira é dona do canal em que sua programação é transmitida. Todos os canais de sinal aberto pertencem ao Estado e são concedidos temporariamente às emissoras, através de processos de licitação. Daí o conceito de “concessão”.  Além disso, a Record foi fundada em 1953 e só a partir de 1990 passou a ser presidida pelo bispo da Universal, quando este a transformou em rede nacional. por Júnior Moreira Bordalo

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Bana de Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Categorias
DestaqueNotícias
Sem Comentários

Deixe uma resposta

Tempo
Horóscopo
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

POSTS RELACIONADOS