Política

Deputada Célia Jordão quer Cartão Material Escolar para todos os alunos do RJ

Aprovada em primeira discussão, na Alerj, proposta facilitará a compra de materiais didáticos, qualificando o ensino e gerando emprego e renda aos municípios

A Alerj aprovou, nesta quinta-feira (29/02), em primeira discussão, o projeto de lei 746/2023, de autoria da deputada estadual Célia Jordão (PL), que cria o Cartão Material Escolar no Estado do Rio de Janeiro. Segundo a proposta, a concessão do material didático será realizada aos responsáveis legais dos alunos, uma vez por ano, por meio de auxílio financeiro via cartão de débito. Agora, a proposta será votada em segunda discussão no plenário.

“A experiência adquirida com a implantação desse benefício na rede municipal de ensino de Angra dos Reis mostrou que o Cartão é uma solução ágil e eficaz para garantir que os alunos tenham a liberdade de adquirir seus próprios materiais. Se for implementado em nível estadual, os próprios alunos terão autonomia para participar desse processo, movimentando o comércio local e gerando novos empregos e renda em seus municípios”, ressaltou a deputada.

No ano passado, Célia Jordão também protocolou projetos de lei que criam o Cartão Uniforme Escolar e o Cartão Material de Apoio Pedagógico para professores e pedagogos.

Segundo a proposta aprovada, a aquisição dos materiais somente poderá ser realizada em estabelecimentos comerciais dos municípios previamente credenciados. Pais ou responsáveis legais pelo aluno que utilizarem o benefício com outra finalidade estarão sujeitos a sanções administrativas, cíveis e criminais.

A Secretaria Estadual de Educação será o órgão responsável pela licitação, gestão e execução do Programa, ficando autorizada a promover parcerias com outras secretarias estaduais visando à realização de ações para concessão do benefício previsto na Lei.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo