Política

Deputado cobra explicações sobre uso de recursos na Saúde de São João de Meriti

Deputado Léo Vieira cobra explicações sobre uso de recursos do Estado na Saúde de São João de Meriti

O deputado estadual Léo Vieira (Republicanos) criticou veementemente a gestão na área da Saúde em São João de Meriti, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na tarde desta quarta-feira (05/06). O parlamentar aproveitou para cobrar respostas ao pedido de informações feito ao governo estadual para saber a utilização de recursos enviados e resultados de eventuais fiscalizações no município da Baixada Fluminense nos últimos três anos.
 
“Tenho recebido diversas denúncias de irregularidades que vêm afetando a população de São João de Meriti. Protocolei no último dia 22 de maio um pedido no qual solicitei à Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro uma resposta a respeito dos repasses de recursos estaduais e eventuais fiscalizações no município. A cidade convive há anos com o abre e fecha de unidades de saúde. Abriram e fecharam em 2020, o mesmo em 2022 e esse absurdo se repete agora. É como se os moradores só passassem mal em período eleitoral”, exemplificou Léo Vieira.
 
No requerimento encaminhado à secretária estadual de Saúde, Maria Braga de Mello, o deputado Léo Vieira pede informações sobre relatórios de fiscalização, irregularidades encontradas e recomendações feitas, assim como ações corretivas implementadas em resposta às fiscalizações, dentre outras questões.
 
O deputado argumenta que, diante das graves denúncias de desvio de recursos e irregularidades administrativas no município de São João de Meriti, é imperativo obter um panorama claro e detalhado da situação, a fim de adotar as medidas necessárias para a responsabilização dos envolvidos e a correção das irregularidades.
 
“Esses repasses foram destinados à compra de equipamentos para as unidades de saúde, já foram licitados, a empresa vencedora já recebeu e não entregaram absolutamente nada. Peço à Mesa Diretora que publique essa informação, não porque o Léo Vieira quer, mas porque o povo de São João de Meriti merece uma resposta”, reforçou.
 
O deputado Léo Vieira se refere ao histórico do médico e prefeito Dr. João em São João de Meriti. O PAM do Éden, por exemplo, foi fechado em 2017, assim que o prefeito tomou posse, sendo reaberto apenas em 2020, novamente ano eleitoral. Fechado em 2021, reabriu as portas agora. 
 
Já a Maternidade Hospital do Morrinho foi fechada em 2017 e assim permanece, com promessa de abertura. O PAM Meriti, por sua vez, foi fechado em 2017 e reaberto em 2020. Fechado após a eleição, tem a promessa de voltar a receber o público.
 
Resolução do Supremo Tribunal Federal estabelece que a qualquer deputado ou comissão da Assembleia Legislativa é permitido formular requerimento de informação sobre atos do Poder Executivo e de suas entidades de administração indireta, constituindo crime de responsabilidade, nos termos da lei, o não atendimento no prazo de 30 dias, ou a prestação de informações falsas.
 

Divulgação/Alerj

00ebd688-4cba-4061-9870-341664c6acc1.JPG

Deputado Léo Vieira cobra explicações diante das denúncias de desvio de recursos e irregularidades na Saúde de São João de Meriti 

 

 

Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo