Política

Dia do Pedal no Paraíso em Caxias pode entrar para o calendário oficial do RJ

A Alerj aprovou, nesta quinta-feira (22/02), em segunda discussão, o projeto de lei 817/2023, do deputado Rosenverg Reis (MDB), que inclui no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro o Dia Estadual do Pedal no Paraíso no município de Duque de Caxias, a ser comemorado no dia 1º de maio. Agora, o texto segue para o Governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo

A proposta reconhece o trabalho realizado na Fazenda Paraíso, um dos maiores centros de recuperação de dependentes químicos do país, localizado na zona rural do bairro de Xerém. Desde 2022, a Prefeitura de Duque de Caxias realiza o maior evento ciclístico do Estado, o Pedal no Paraíso, que acontece sempre no dia 1º de maio, reunindo ciclistas que percorrem 12km até a entrada da Fazenda. Em 2023, o evento reuniu 6 mil ciclistas. As inscrições para a edição 2024 já estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas no site www.pedalnoparaiso.duquedecaxias.rj.gov.br.

¨Incluir o Dia do Pedal no Paraíso no calendário oficial do Estado é uma forma de reconhecer a importância do evento e do projeto Fazenda Paraíso, além de divulgar o papel positivo que o esporte desempenha para a saúde e a integração social. O evento reúne jovens, adultos e idosos, amadores e profissionais, com ciclistas vindos de várias regiões do Estado¨, ressaltou o deputado.

Inaugurada em 2021, a Fazenda Paraíso é um espaço humano de reabilitação de dependentes químicos cujo tratamento inclui a qualificação dos acolhidos como meio de ressocialização. O espaço conta com alojamentos, oficinas, espaços para avicultura, piscicultura, pecuária, produção de hortaliças, gráfica para produção de material escolar, fábrica de ração e produção de blocos de concreto, além de cursos profissionalizantes.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo