Conecte-se conosco

Destaque

Escritor gonçalense lança livro que conta a história dos bairros da cidade – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

A noite de 27 de setembro foi realmente a personificação da definição do substantivo Cambada, que dá nome ao mais recente livro do escritor gonçalense Erick Bernardes.

Uma noite marcada pela união de diversas pessoas, de diferentes tribos e grupos, reunidas para prestigiar o lançamento do livro “Cambada – crônicas papa-goiaba”. Um livro, sob o selo da editora Apologia Brasil, que narra as 40 primeiras histórias sobre bairros de São Gonçalo, contadas por Erick. “Cambada”, como o próprio nome sugere, é um livro que nasceu da produção coletiva, ou seja, de relatos contados ao autor, que se transformaram em crônicas (lançadas todos os domingos no site do Jornal Daki).

O evento aconteceu no espaço +Conhecimento dentro do Partage Shopping no Centro de São Gonçalo, e teve na coordenação do evento as professoras Helena Correa, Daniele Lidugério e Karla Porto. Cerca de 60 pessoas passaram pela sala multiuso para parabenizar e abraçar o autor.

“Ontem tive a oportunidade de participar de um momento único. Dizer que foi apenas o lançamento de um livro é diminuir a grandeza daquele momento. Estar presente e ajudar a promover um pouco do que foi aquele momento foi um privilégio. Com o olhar de espectadora e não somente participante do momento, pude ver olhos brilhantes, escamas sendo retiradas dos olhos de muitos e dando lugar a novos horizontes, emoções na flor da pele, sorrisos espalhados e a identificação com a história de um livro que na verdade fala da nossa história, da nossa memória: os “PAPA-GOIABAS”. O lançamento do livro “CAMBADA CRÔNICAS DE PAPA-GOIABAS” pelo escritor Erick Bernardes traduziu em nós gonçalenses a convicção de que temos local e importância histórica e social. Ver nossas histórias e memórias eternizadas em suas crônicas e a reação do público a isso é perceber o empoderamento de um povo que aprende a dizer com propriedade: sou de São Gonçalo, sou gonçalense e valorizo meu chão. Agradeço imensamente a minha amiga Karla Porto, ao querido Renato Cardoso, ao Zé Salvador, ao Diário da Poesia, ao Jean Carlo , ao Júlio Vidal, a minha linda Erica Costa Barros e a Danielli Fênix Lidugério, pessoas únicas e especiais que juntas fizeram esse momento real, único e especial. Somos todos CAMBADA! Somos todos PAPA-GOIABAS! Juntos somos mais SEMPRE! Que esse coletivo não termine, ao contrário: se amplie cada vez mais! Vamos rumo a novos sonhos, projetos e realizações, pois somos desses!” – descreve a professora Helena Correa – organizadora do lançamento.

“Posso imaginar a alegria do Erick, mas, a nossa igualou-se a dele, pois tivemos o privilégio de compartilhar, testemunhar, fazer parte daquele maravilhoso evento. Agora o ato será solitário, em silêncio, viajaremos em cada página, visualizando cada causo, cada paragem, cada descoberta, cada deslumbramento. Iremos só, mesmo cientes que estamos em CAMBADA. parabéns !!!” – relata Carlos Galeno, poeta e sociólogo.

Segundo Gilvan Carneiro da Silva, trovador: “Parabéns, amigo Erick pelo brilhantismo do lançamento do seu “cambada”! Conhecendo o seu valor literário, imagino a delícia que deve ser esse seu mais novo livro. Mergulho já hoje nessa cambada”.

“Erick é um homem de Bem e do Bem! Alguém que me orgulho em conhecer e seu belo trabalho. Fique com Deus e parabéns!” – disse Altamir Lopes, poeta.

O evento foi marcado pela emoção do escritor Erick Bernardes, que contou como tudo começou e como a trajetória das contações de histórias locais se iniciou. Diversas personalidades da cultura da cidade falaram para o autor local, mostrando a importância da obra de Bernardes para a história do município, assim como quebra de paradigma de que São Gonçalo é uma cidade sem passado.

“Uma da primeiras coisas que a gente aprende nas aulas de literatura é sobre a incapacidade de se traduzir sentimentos por meio de palavras. E ontem isso se mostrou uma verdade, o embargo da minha voz venceu o discurso que eu havia preparado, meus amigos: não dei conta de demonstrar tamanha gratidão pela acolhida nos corações de vocês. A emoção foi tanta, ver as pessoas que fazem parte de mim de alguma forma, contar com a presença física ou em pensamento (e eu senti a energia mesmo a distância, pois nem todos puderam comparecer), foi das experiências mais lindas da minha vida. Tão logo cheguei em casa, tentei escrever mensagens em reconhecimento pelo carinho de saírem do conforto das respectivas residências só para prestigiar ao lançamento, mas não deu, confesso que não saiu palavrinha sequer de gratidão devido ao porre de alegria que vocês me proporcionaram. Os escritores clássicos diziam que a memória é o espelho da vida que levamos. Pois é, pensando nisso, estou certo de que a presença de vocês, seja de corpo ou de alma, faz parte de mim. As suas histórias se misturaram com a minha em dado momento, e vice- versa, quer queiram ou não (risos). Por isso, em reconhecimento ao privilégio de ter vocês no caminho da minha história, e devido a incapacidade de transformar sentimentos em palavras, só consigo dizer meu MUITO OBRIGADO em letras maiúsculas, como se isso fosse (e é mesmo) um carimbo gostoso nas páginas da minha vida. Desejo que Deus lhes proporcione dez vezes a alegria que estou sentindo. Beijos e abraços aos montes em cada um”. – finaliza o escritor Erick Bernardes.

Hoje, São Gonçalo se orgulha da terra que é. Se orgulha do filho que tem, que a exalta e suas prosas. Parabéns a São Gonçalo, pois tem Erick Bernardes! Quem quiser adquirir o livro, basta entrar em contato com o próprio autor no telefone (21) 98571.9114 ou no e-mail: ergalharti@hotmail.com.

O evento foi registrado pelas lentes do fotógrafo José Francisco Rodrigues.

Destaque

Homem é preso suspeito de matar ex-namorada com tiro na cabeça (BRASIL)-Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Um jovem de 22 anos, identificado como Arthur Lima Aires, foi preso na noite desta segunda-feira (19) por suspeita de matar a ex-namorada. A estudante Viviane Alves Farias, de 18 anos, foi morta com um tiro na cabeça, no Bairro Novo, em Boqueirão, Região Metropolitana de Campina Grande, na Paraíba. O rapaz não aceitava o fim do relacionamento.

De acordo com investigações da Polícia Civil, o suspeito chegou à rua Amaro Antônio Barbosa, armado, e teve com uma discussão com o atual namorado da vítima. Quando Viviane tentou defendê-lo, o ex atirou na cabeça dela.

Moradores queriam agredi-lo o rapaz, que tentou fugir, mas foi atropelado. Os relatos foram publicados em reportagem do portal G1.

A mãe da vítima, Jacione Gonçalo, informou que, quando Viviane terminou o namoro com Arthur, ele foi até a casa da família tirar satisfação, com violência. “Eu disse que ele não tinha mais nada a ver com minha filha, para procurar outra pessoa, que ele não viesse mais na minha casa”, diz.

O suspeito foi encaminhado, primeiramente, para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande para receber atendimento e, em seguida, levado para a delegacia, onde foi autuado por homicídio doloso (quando há intenção de matar).

Continue lendo

Destaque

Gato é o primeiro animal infectado com coronavírus no Brasil (Brasil)-Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

O caso é investigado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Cuiabá e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da cidade reforçou a importância das pessoas infectadas pelo novo coronavírus ficarem isoladas também de seus animais de estimação.

Segundo, Moema Blatt, gestora do Cievs, os gatos podem manifestar a covid-19, mesmo que de forma praticamente assintomática.

De acordo com o jornal O Globo, o animal infectado é uma gata com poucos meses de vida. Além disso, mais um gato e um cachorro da mesma família também estão sendo avaliados como possíveis contaminados.

Coronavírus: como cuidar de cachorros e gatos durante isolamento

A contaminação de gatos tem acontecido desde os primeiros meses da pandemia. Em abril o caso de dois animais foram confirmados com diagnósticos positivos para a covid-19 nos Estados Unidos.

Depois disso, em maio, um estudo divulgado pela New England Journal of Medicine, uma renomada internacionalmente revista científica, confirmou que, de fato, o coronavírus é capaz de infectar gatos, como se suspeitada.

Segundo a pesquisa, é possível que haja a contaminação entre os animais, além das infecções provenientes de humanos.

Mas é importante destacar que, até o momento, não há nenhum caso e nenhum estudo científico que comprove a contaminação pelo novo coronavírus em humanos que tenha ocorrido por meio de uma transmissão animal.

Continue lendo

Destaque

Homem obriga companheira a filmá-lo fazendo sexo com galinhas e é condenado a três anos de prisão (Brasil) Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Um homem, de 37 anos, obrigou a esposa a filmá-lo fazendo sexo com galinhas. O caso foi revelado pelo site “Daily Star.

O acusado também teria imagens de abuso sexual infantil em seu computador, além de ter feito sexo com um cachorro.

O homem foi ouvido nesta segunda-feira (19) pelo Tribunal da Coroa de Bradford e teria sido descrito como “manipulador e controlador”.

Os vídeos caseiros seriam armazenados em uma pasta do computador chamada “vídeos de família”.

“Você não está apto para criar ou cuidar de nenhum animal depois do que fez”, disse o juiz do caso. O magistrado também considerou os vídeos “simplesmente além da compreensão” e o homem como “depravado, pervertido e desprezível”.

Ele  foi condenado a três anos de prisão.

Continue lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 Portal de Notícias - Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe - Todos Direitos Reservados.