Destaque

Frente fria, chuva e transtornos; confira a previsão do tempo para o fim de semana l Brasil l BNRJ

Previsão do tempo com frente fria, chuva e risco de transtornos pelo Brasil. l Brasil l BNRJ

A frente fria deve marcar presença em duas regiões brasileiras neste fim de semana. De acordo com a previsão do tempo divulgada pela Climatempo em boletim, tal condição climática é aguardada para o Sul e o Sudeste do país.

No Sul, a frente fria deve se afastar já no sábado (17), o que diminuiu o risco de temporais na região. No mesmo dia, contudo, o esperado para o Sudeste — sobretudo no estado de São Paulo — é exatamente o oposto, segundo a meteorologia.

“Uma nova frente fria chega e há risco de tempestades, com trovoadas e ventos moderados em São Paulo”, avisa a equipe da Climatempo. E isso deverá provocar chuvas, com risco de transtornos, no norte mineiro e no Espírito Santo.

Risco de transtornos pelo Brasil

Enquanto a frente fria se afasta do Sul e passa a agir no Sudeste, o risco de transtornos em decorrência das chuvas previstas para o fim de semana está ativo para quatro das cinco regiões do país. Isso porque esse problema pode ser registrado, além do Sudeste, no Centro-Oeste, no Nordeste e no Norte.

Previsão do tempo com frente fria, chuva e risco de transtornos

Confira o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para este fim de semana: sábado (17) e domingo (18).

Sul

  • Sábado

A frente fria se afasta e o risco de temporais é menor. Mesmo assim, ainda há chance de chuva em quase toda a região. Apenas o Rio Grande do Sul, com exceção do norte e do leste, é que deve ter um dia de tempo firme.

  • Domingo

Segue o tempo instável no Paraná e em Santa Catarina. As pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e a noite, mas sem risco de transtornos. No Rio Grande do Sul o sol predomina na metade sul, com a umidade do ar fica baixa à tarde.

Sudeste

  • Sábado

Uma nova frente fria chega e há risco de tempestades, com trovoadas e ventos moderados em São Paulo. Esse sistema se junta com o corredor de umidade e fortalece a chuva volumosa no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, com risco de transtornos.

  • Domingo

Dia de muitas nuvens e chuva a qualquer hora no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, ainda por causa do corredor de umidade. O volume de chuva pode ser alto também no Vale do Paraíba (SP). Pancadas isoladas e calor nas outras áreas sudestinas.

Centro-Oeste

  • Sábado

O corredor de umidade se mantém ativo, o que favorece a chuva volumosa no norte de Goiás e no interior de Mato Grosso. Há risco de transtornos pontuais. Nas outras áreas da região, chuvas isoladas, com trovoadas.

  • Domingo

O tempo segue instável. Tem chance de chuva volumosa no interior de Mato Grosso, em Goiás e no norte de Mato Grosso. Nas outras áreas a chuva é isolada e sem risco de transtornos.

Nordeste

  • Sábado

Muitas nuvens e chuva a qualquer hora na maior parte da região. Há risco de transtornos na Bahia, no sul do Maranhão e no Piauí. Tempo firme apenas em uma pequena área que vai de Sergipe até o interior do Rio Grande do Norte.

  • Domingo

A chuva perde força no interior do nordestino, mas ainda têm instabilidades e chance de pancadas na maior parte da região. Entre o norte do Piauí e o Rio Grande do Norte, e também do norte da Bahia até a Paraíba, a chance de chuva é menor.

Norte

  • Sábado

A chuva segue bem espalhada por todos os estados da região. O Amapá já registrou toda a chuva esperada para dezembro e ainda há risco de temporais nos próximos dias. Chove forte também no Tocantins, no sul do Pará e no Amazonas — isso por causa da zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

  • Domingo

O tempo segue instável em toda a região. No Amapá, por exemplo, a chuva será volumosa e, mais uma vez, há risco de transtornos. No interior do Pará e do Aamazonas os volumes devem ser significativos ao longo do dia.

Fonte: Canal Rural

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo