DestaqueNotíciasSaúde

HEAT está entre os hospitais publicos do país com uma UTI avaliada como de alta performance

O Alberto Torres está entre as unidades premiadas em um universo de 800 em todo o país que foram avaliadas.

O Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, está entre os 18 hospitais públicos do país com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) avaliada como de alta performance. Estudo inédito realizado entre 707 hospitais com unidades intensivas (o equivalente à metade dos existentes no país) apontou 135 UTIs como de alta performance – 117 delas são de instituições privadas. 

 

O levantamento foi feito pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) em parceria com a Epimed Solutions, empresa fundada por médicos intensivistas especializada em soluções para aumentar a eficiência na gestão hospitalar. No universo dos 707 hospitais pesquisados e que têm UTIs, 40% são públicos; e 60%, privados.

 

Foram basicamente dois os critérios adotados para avaliação das UTIs: taxa de mortalidade nas unidades ajustada pela gravidade da internação e taxa de utilização de recursos durante o tempo de internação do paciente.

 

O coordenador dos CTIs do Heat, o médico intensivista Ulisses Oliveira, garantiu, mais uma vez, que a unidade sempre busca um padrão de excelência que envolve as equipes médicas e multidisciplinares. “Sermos contemplados, por mais um ano, com o selo Top Performer, confirma a eficiência do trabalho de toda a equipe”.

 

A lista de hospitais com UTIs contempladas com o selo “Top Performer” não é um ranking, uma vez que recebem a distinção as que tiveram performance no grupo do melhor tercil (as UTIs são divididas em três tercis: melhor desempenho, médio e pior).

 

Criado em 2010 pela Amib, o projeto UTIs Brasileiras tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, com o objetivo de melhorar o cuidado dos pacientes críticos no país. 

 

Em 2023, no entanto, é a primeira vez que a lista de UTIS de alta performance é publicada. “Achamos que o projeto já está maduro o bastante, além de considerarmos que a transparência é um grande aliado da melhoria de qualidade”, comentou o médico intensivista Ederlon Alves Rezende, um dos idealizadores e responsável pelo programa. 

 

O diretor do Hospital Alberto Torres, administrado pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado, Raphael Riodades, comemorou mais um prêmio, o quinto consecutivo. “O Alberto Torres está entre as unidades premiadas em um universo de 800 em todo o país que foram avaliadas. Temos muito orgulho de receber este prêmio, que só consolida o nosso trabalho junto aos usuários. Temos uma das mais modernas e completas estruturas hospitalares do Brasil. Este prêmio, mais uma vez, vai para toda a equipe do hospital, sem distinção”, garantiu.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo