DestaqueNotíciasSaúde
Tendência

Hospital e UPA de São Gonçalo promovem vacinação de funcionários contra Covid-19 e Influenza em meio ao aumento de casos no Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alertou, na manhã desta terça-feira (04), para o aumento do número de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro, destacando a importância da imunização.

O Núcleo de Vigilância Hospitalar (NVH) do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) e da UPA Colubandê, localizados em São Gonçalo, convocaram seus colaboradores para um novo ciclo de vacinação. Até esta quarta-feira (05), todos os funcionários receberão a vacina contra a Covid-19, na versão XBB, e contra a Influenza, para aqueles que perderam a campanha de imunização realizada em abril. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alertou, na manhã desta terça-feira (04), para o aumento do número de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro, destacando a importância da imunização.

Desde o início da pandemia, as unidades de saúde de São Gonçalo têm mantido um rígido protocolo de vacinação, visando “cuidar de quem cuida das pessoas”, conforme destacou Ruan Souza, coordenador do NVH. A iniciativa de vacinação foi realizada com o apoio das Secretarias de Saúde de São Gonçalo e do Estado, que forneceram as doses necessárias.

**Crescimento de casos preocupa autoridades de saúde**

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou nesta terça-feira (03) um novo Panorama da Covid-19, referente à Semana Epidemiológica 34 (18 a 24 de agosto), revelando um aumento em todos os indicadores da doença. O boletim aponta que a taxa de positividade apresentou o maior crescimento. Além disso, foi detectado um aumento nas solicitações de leitos, algo que não havia sido registrado na semana anterior.

Os chamados “indicadores precoces” — taxa de positividade, atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e número de solicitações de leitos — são utilizados para monitorar o avanço dos casos antes mesmo da confirmação nos sistemas oficiais de informação. Esse monitoramento permite que a SES-RJ adote medidas de preparação no combate ao crescimento da Covid-19, como o reforço da vacinação e a implementação de medidas de prevenção e controle.

O Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) retomou a divulgação do panorama da Covid-19 após observar uma tendência de aumento gradativa nos indicadores durante pelo menos três semanas consecutivas. Esta retomada é essencial para alertar as autoridades e a população sobre a necessidade de reforçar as medidas preventivas.

**Mudança na metodologia de acompanhamento nas UPAs**

Houve também uma mudança na metodologia para a coleta de dados sobre os atendimentos nas UPAs do Estado. Até a semana passada, os números divulgados eram baseados no Código Internacional de Doenças (CID). A partir de agora, os técnicos estão considerando os dados de sinais e sintomas de síndrome gripal compatíveis com a Covid-19 para um monitoramento mais preciso.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) emitiu um alerta em 23 de agosto, destacando o aumento dos indicadores precoces da Covid-19 para todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. O documento enfatiza a importância da vacinação como medida preventiva contra a disseminação do vírus e orienta sobre a necessidade de distanciamento físico, especialmente nos casos de diagnóstico de síndrome gripal por Covid-19. O alerta também reforça a importância de medidas simples de higiene, como a lavagem das mãos e evitar cobrir o nariz e a boca com as mãos ao espirrar.

Diante do cenário de crescimento dos casos, a SES-RJ reforça a necessidade da colaboração de todos na prevenção da Covid-19, especialmente com a adesão à vacinação e o respeito às medidas de saúde pública.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo