Com uma turma de policiais do Batalhão de Choque, o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, encerrou nesta sexta-feira (29) mais uma edição do curso de capacitação Stop The Bleed. Nas últimas duas semanas, 300 militares passaram pelo curso que tem como objetivo treinar pessoas para conter e estancar sangramentos que representem risco de vida até que as equipes de emergência cheguem ao local da ocorrência.
Cada turma contou com 30 militares, que receberam instruções em princípios básicos do controle de sangramentos em vítimas de trauma, otimizando as chances de sobrevivência. Passaram pelo curso também policiais dos Batalhões de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Honoro Gurguel, Colégio, Maré, Cabo Frio, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Gericinó, Mesquita, São João de Meriti e Duque de Caxias.
“Estamos proporcionando conhecimento sobre os tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico e suas consequências, além das principais técnicas utilizadas para o controle de sangramentos severos. Entre os alunos temos agentes da Segurança Pública, profissionais das áreas da saúde e da educação e pessoas interessadas em como aprender a prestar socorro em caso grave de emergência”, explicou o diretor do Heat, Raphael Riodades.
O curso no Heat é ministrado por profissionais do Centro de Trauma junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) do hospital, unidade referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio de Janeiro. O Stop The Bleed foi criado pelo Departamento de Defesa Americano, o curso ultrapassou fronteiras e vem salvando vidas em todo o mundo.
Desde o ano passado, médicos e enfermeiros, capacitados na área de trauma, urgência e emergência do Heat treinam seus colaboradores, policiais militares, bombeiros, guardas municipais, diretores de escola, entre outros segmentos da sociedade. Todos os profissionais recebem Certificação Internacional Americana.