DestaqueNotíciasSaúde
Tendência

Hospital Estadual Alberto Torres retoma curso de capacitação ‘Stop The Bleed’ para profissionais de saúde e segurança pública

Estes profissionais já capacitados podem realizar o curso em seu condomínio, na escola do filho, ou a um grupo de amigos”, explicou Raphael Riodades, diretor-geral do HEAT.

O Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, retomou na manhã desta quarta-feira (11) o curso de capacitação “Stop The Bleed”, voltado para treinar profissionais da saúde, da segurança pública e leigos a reconhecer e conter sangramentos que representem risco de vida até a chegada das equipes de emergência.

 

Na primeira turma desta nova etapa do curso, participaram policiais militares do São Gonçalo Presente, guardas municipais de Niterói, profissionais do SAMU São Gonçalo e funcionários das concessionárias que operam na BR-101, trecho Niterói-Manilha, e nas RJs 104 e 106. No ano passado, cerca de mil pessoas foram capacitadas pelo programa.

 

O curso é ministrado pelos cirurgiões Marcelo Pessoa e Rodrigo Clebicat, do Centro de Trauma do HEAT. Criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o treinamento “Stop The Bleed” já ultrapassou fronteiras e tem salvado vidas em todo o mundo, ensinando profissionais a prestar socorro em casos graves de emergência.

 

“Estamos proporcionando conhecimento sobre os tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico e suas consequências, além das principais técnicas utilizadas para o controle de sangramentos severos. Estes profissionais já capacitados podem realizar o curso em seu condomínio, na escola do filho, ou a um grupo de amigos”, explicou Raphael Riodades, diretor-geral do HEAT.

 

O curso é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) do HEAT, unidade referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio de Janeiro. A cada turma, 30 pessoas são treinadas nos princípios básicos do controle de sangramentos em vítimas de trauma, aumentando as chances de sobrevivência.

 

A capacitação oferecida pelo HEAT reforça a importância de estar preparado para agir em situações de emergência, onde segundos podem significar a diferença entre a vida e a morte. “Stop The Bleed” tem se mostrado uma ferramenta essencial para profissionais da linha de frente e para qualquer cidadão que deseje estar preparado para salvar vidas.

 

 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo