O Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, retomou na manhã desta quarta-feira (11) o curso de capacitação “Stop The Bleed”, voltado para treinar profissionais da saúde, da segurança pública e leigos a reconhecer e conter sangramentos que representem risco de vida até a chegada das equipes de emergência.
Na primeira turma desta nova etapa do curso, participaram policiais militares do São Gonçalo Presente, guardas municipais de Niterói, profissionais do SAMU São Gonçalo e funcionários das concessionárias que operam na BR-101, trecho Niterói-Manilha, e nas RJs 104 e 106. No ano passado, cerca de mil pessoas foram capacitadas pelo programa.
O curso é ministrado pelos cirurgiões Marcelo Pessoa e Rodrigo Clebicat, do Centro de Trauma do HEAT. Criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o treinamento “Stop The Bleed” já ultrapassou fronteiras e tem salvado vidas em todo o mundo, ensinando profissionais a prestar socorro em casos graves de emergência.
“Estamos proporcionando conhecimento sobre os tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico e suas consequências, além das principais técnicas utilizadas para o controle de sangramentos severos. Estes profissionais já capacitados podem realizar o curso em seu condomínio, na escola do filho, ou a um grupo de amigos”, explicou Raphael Riodades, diretor-geral do HEAT.
O curso é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) do HEAT, unidade referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio de Janeiro. A cada turma, 30 pessoas são treinadas nos princípios básicos do controle de sangramentos em vítimas de trauma, aumentando as chances de sobrevivência.
A capacitação oferecida pelo HEAT reforça a importância de estar preparado para agir em situações de emergência, onde segundos podem significar a diferença entre a vida e a morte. “Stop The Bleed” tem se mostrado uma ferramenta essencial para profissionais da linha de frente e para qualquer cidadão que deseje estar preparado para salvar vidas.