DestaqueGeralNotíciasSaúde
Tendência

Hospital Estadual Roberto Chabo em Araruama celebra Dia Nacional da Doação de Órgãos com eventos especiais

A unidade, reconhecida como líder na captação de órgãos e tecidos na Região dos Lagos, organiza uma programação que exalta a solidariedade e o amor ao próximo.

O Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, será palco de uma série de eventos nesta quinta-feira (26), em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, dentro do movimento Setembro Verde, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação. A unidade, reconhecida como líder na captação de órgãos e tecidos na Região dos Lagos, organiza uma programação que exalta a solidariedade e o amor ao próximo.

 

As atividades começam às 11h com uma apresentação do Coral Doação e Voz, formado por colaboradores do hospital, em uma homenagem emocionante aos doadores de órgãos. Logo após, haverá o “Momento Gratidão”, com depoimentos de familiares de doadores e receptores, destacando as histórias de vidas transformadas pela doação. O evento se encerra com o plantio de mudas de jasmim no “Jardim do Doador”, espaço criado para simbolizar o renascimento proporcionado pelo ato de doar.

 

Nos primeiros meses de 2024, o HERC registrou a captação de 41 órgãos, incluindo coração, fígado, rins, pulmões, córneas, ossos e tecidos. Graças a uma equipe dedicada de profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o hospital ocupa a primeira posição no número de notificações de casos com suspeita de morte encefálica na região de Itaperuna.

 

Inaugurado há dois anos, o “Jardim do Doador” no HERC é uma homenagem contínua às famílias que tomaram a difícil decisão de doar órgãos de entes queridos. O local é inspirado no jardim homônimo do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde o plantio de mudas de jasmim simboliza o ciclo de vida, renovação e esperança que a doação proporciona.

 

Além de uma homenagem, o jardim cumpre um papel fundamental de acolhimento para familiares em um momento sensível. “É um espaço dedicado a receber as famílias que enfrentam o diagnóstico de morte encefálica de seus entes queridos. Nosso trabalho é dar suporte emocional e esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de doação”, afirma a enfermeira Michele Guedes, da CIHDOTT do HERC.

 

A equipe multidisciplinar do CIHDOTT acompanha de perto o diagnóstico de morte encefálica e, com empatia e respeito, orienta as famílias sobre o processo de doação. “Respeitamos o direito das famílias de escolher ou não pela doação, mas sempre reforçamos o impacto positivo que esse ato pode gerar para salvar vidas”, pontua Michele.

 

Com a responsabilidade de atender pacientes com múltiplos traumas de nove municípios da Região dos Lagos, o HERC se consolidou como referência em atendimento de urgência e emergência. A unidade abriga o segundo maior Centro de Trauma do estado do Rio de Janeiro e recebe pacientes vindos de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro D’Aldeia e Saquarema.

 

O evento em celebração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos visa não apenas homenagear, mas também conscientizar a população sobre a importância de transformar a dor em esperança para aqueles que aguardam um transplante.

 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo