Os hospitais estaduais Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo (RJ), e João Batista Cáffaro, em Itaboraí (RJ), e a UPA do Colubandê, também em São Gonçalo, viveram dois dias de atividades intensas, com o oferecimento de uma série especial de cuidados aos colaboradores e às crianças internadas na ala pediátrica do Heat. As ações foram realizadas em celebração ao Dia Nacional da Saúde, na quinta-feira.
Na quinta e na sexta-feira foram oferecidos diversos serviços nas três unidades. Na quinta, o dia começou no hospital Alberto Torres com auriculoterapia (terapia natural que estimula pontos nas orelhas), shiatsu e avaliação nutricional na área de convivência do hospital.
Os funcionários também ganharam música ao vivo. Professores e alunos do Instituto de Música “Assim que se Toca” se apresentaram na hora na área do refeitório do hospital. No repertório, muita MPB e grandes sucessos nacionais e internacionais. “Muito legal esta iniciativa. Terminamos de almoçar mais leves e cantarolando. Temos uma rotina muito agitada e isso nos ajuda a aliviar a tensão”, comentou um grupo de enfermeiros.
A tarde foi a vez da garotada internada nas enfermarias e do CTI pediátrico receber o programa “Seu Bem Estar em 1º lugar”. Reunidos na brinquedoteca, ao lado dos pais, eles aprenderam noções de higiene bucal e escovação. No final da apresentação, a coordenação de odontologia do Heat distribuiu um kit com escova e pasta de dentes para os pequenos.
A ação realizada no Hospital Estadual Alberto Torres foi levada nesta sexta-feira (5) ao Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, e à UPA do Colubandê. Todas as unidades são administradas pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com o Governo do Estado do Rio.
O Dia Nacional da Saúde tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela. A data também serve para homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século 19 e começo do século 20.
#Ideas #HospitalRegionalZildaArns #HospitalJoãoBtistaCáffaro #UPAColubandê #RioDeJaneiro #GestãoHumanizada #DiaNacionalDaSaúde