Política

Itaboraí ganha título de Cidade de Relevância Paleontológica Estadual

Lei do deputado Guilherme Delaroli foi sancionada e publicada no Diário Oficial_

Visitado por estudantes, acadêmicos e pesquisadores, o Parque Municipal de São José de Itaboraí ajudou o município a ganhar o título de Cidade de Relevância Paleontológica Estadual. A Lei 10.136/2023, de autoria do deputado estadual Guilherme Delaroli (PL), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada em Diário Oficial nesta terça-feira (16/10).

A riqueza natural tornou o Parque de São José de Itaboraí referência no campo de pesquisas, tanto na área mineralógica, quanto no ramo paleontológico. 

Para Guilherme Delaroli, conferir a Itaboraí o título é uma maneira de valorizar não só a região, como também a atuação de estudantes e profissionais.

“O Parque Municipal de São José de Itaboraí é um valioso atrativo turístico. Além da relevância científica, a sanção da lei pelo governador vai dar ainda mais notoriedade a esse espaço de preservação e conhecimento para futuros pesquisadores”, destaca o deputado Guilherme Delaroli.

A bacia da região possui o mais antigo registro brasileiro da fauna e flora fóssil do período cretáceo, destaca a doutora em Geologia pela UFRJ, Lílian Paglarelli Bergqvist.

Segundo o professor do Departamento de Geociências da Uerj, Luís Otávio Castro, o parque funciona como uma bacia-escola e tem cumprido seu papel na formação de futuros profissionais, proporcionando a realização de aulas práticas das mais variadas áreas da geociência, por meio das rochas e fósseis que lá se encontram preservadas.

IMG_8092.jpeg

Divulgação/JR da Cultura

cad33099-c554-4341-9d62-90395cb385b0.jpeg

Relevância científica e turística do parque motivou lei sancionada pelo governador 

Divulgação/Cristiano Mashura

5a15c041-5e0a-4ed0-9e4f-0179e710ae4c.jpeg

Deputado Delaroli valoriza a riqueza natural para potencializar o turismo no município de Itaboraí 

 

Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 
(21) 99823-8672

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo