Geral

Jair Bittencourt propõe programa Turismo Rural para Norte e Noroeste fluminense

Deputado apresentou emenda ao projeto da LDO 2025 visando garantir a valorização da cultura local e o desenvolvimento turístico das regiões Foto: Julia Passos/divulgação Alerj

O deputado Jair Bittencourt (PL) apresentou uma emenda ao projeto de diretrizes orçamentárias de 2025 (LDO/25) que propõe a implantação do projeto Turismo Rural nas regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A proposta visa garantir o desenvolvimento turístico das regiões a partir da promoção de eventos e passeios e a cultura ligada ao segmento rural.
“Entre os inúmeros benefícios que o turismo proporciona para a região, como a geração de emprego e renda a partir da criação de novos negócios para atender à demanda dos visitantes, um programa desse porte valoriza as tradições e as culturas locais. Somente esses dois motivos já justificam a aprovação da emenda”, ressaltou o deputado.
A emenda foi aprovada pela Comissão de Orçamento da Alerj e será submetida ao plenário para aprovação ou rejeição.
Os municípios das regiões Norte e Noroeste reúnem enorme diversidade cultural, como eventos, culinária e artesanato típicos, que carecem de maior valorização para se tornarem promissores para a economia local.

Mais incentivo ao turismo na agricultura

Em 2022, o deputado já havia protocolado um projeto de Lei com finalidade parecida. É o PL 6099/2022, que institui o programa estadual de fomento ao turismo rural na agricultura (TRAF). Essa categoria abrange todo tipo de atividade turística que ocorre na unidade e produção dos agricultores familiares que mantém suas atividades econômicas típicas.
De acordo com Jair Bittencourt, o objetivo do projeto é promover ações relativas ao fomento dessas atividades na região. “Percebemos que um dos principais desafios nesse cenário da agricultura consiste, justamente, em gerar alternativas de emprego e de renda para a população do campo. Por isso a importância do projeto, que pode contribuir para reduzir, inclusive, os índices do êxodo rural”, apontou o parlamentar.
O projeto de Lei ainda está sendo analisado pela comissão responsável.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo