A Operação Lei Seca, conduzida pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, registrou um total de 569 autuações por alcoolemia em todo o estado entre sexta-feira (01) e domingo (03). Ao longo de 33 ações de fiscalização, realizadas em vias estratégicas de diversos municípios, foram abordados 3.072 condutores, resultando em uma taxa de alcoolemia de 18,5%.
Entre os pontos com maiores índices de flagrantes, destacaram-se os municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Três Rios e os bairros da Barra da Tijuca, Higienópolis, Guaratiba e Jacarepaguá, na capital.
Na cidade do Rio, a blitz de sábado (02) na Barra da Tijuca apresentou a maior taxa de alcoolemia do fim de semana, com 41,3% dos 92 motoristas abordados reprovados no teste do bafômetro. No domingo (03), outra operação em Guaratiba autuou 12 motoristas entre 43 abordagens, gerando uma taxa de 27,9%. Jacarepaguá também teve alto índice: 27,8% dos 72 condutores abordados testaram positivo para alcoolemia.
Na Zona Norte do Rio, uma operação em Higienópolis, no sábado (02), registrou 28,3% de alcoolemia entre 106 abordados.
Já fora da capital, em Arraial do Cabo, blitzes realizadas entre sexta-feira (01) e sábado (02) registraram uma taxa de alcoolemia de 35,5%, com 83 motoristas autuados entre 234 abordagens. Em Campos dos Goytacazes, 28,2% dos 181 motoristas abordados testaram positivo para consumo de álcool. Em Três Rios, a fiscalização de sábado e domingo abordou 134 motoristas, com uma taxa de 16,4% de alcoolemia.
Sobre a Operação Lei Seca
A Operação Lei Seca é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Detran e a Polícia Militar, visando combater a combinação de álcool e direção. Criada em 2009, a operação realiza blitzes frequentes para fiscalizar e conscientizar os condutores sobre os perigos da embriaguez ao volante, com o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas.