Política

Pessoas com deficiência terão prioridade de investigação em crimes de internet l Política l BNRJ

Lei de autoria da deputada Alana Passos foi promulgada após Alerj derrubar veto do Governo.

Após a Alerj derrubar o veto do Governo do Estado, o presidente da Casa, deputado André Ceciliano, promulgou, na última-sexta feira (16/12), a Lei 9929/2022, de autoria da deputada Alana Passos (PTB), que estabelece prioridade de investigação para os crimes praticados contra pessoas com deficiência nas redes sociais.

Segundo o texto da nova Lei, ao instaurar procedimento investigatório, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Internet (DRCI) deverá identificar a capa do Registro de Ocorrência com a seguinte etiqueta: “Prioridade – Pessoa com Deficiência Vítima”.

¨Infelizmente, a discriminação que os portadores de deficiência sofrem em seu dia a dia também migrou para a internet. É comum que muitos sejam vítimas de xingamentos e humilhações, quando não são enganados por golpes. Considerando as limitações a que são submetidos, nada mais justo que tenham prioridade, para que a justiça seja feita, e os culpados, punidos¨, ressaltou Alana Passos.

O Brasil vive uma escalada de crimes virtuais, que explodiram durante a pandemia. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), em março de 2020, houve o registro de 532 casos de golpes em compras na internet. No mesmo mês, em 2021, esse número saltou para 1542, um aumento de mais de 170%.

 

Gisele Macedo
21-993973786

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo