DestaqueNotíciasPolícia

PF deflagra Operação Nephelos para combater o tráfico internacional de drogas em Itaboraí

A investigação teve início a partir da *apreensão de 342 kg de cocaína no Porto de Itaguaí, em abril de 2021

As investigações revelaram uma estrutura permanente montada para a prática de tráfico internacional de drogas, com destino a países da Europa e da África, a partir do Porto de Itaguaí._

 

Nova Iguaçu/RJ – Na manhã desta terça-feira, 14/11, a Polícia Federal deflagrou a Operação Nephelos com o objetivo de *combater a prática de tráfico internacional de drogas para países da Europa e da África, a partir do Porto de Itaguaí/RJ*.

 

Na ação de hoje, policiais federais cumprem *um mandado de prisão preventiva* e *25 mandados de busca e apreensão*, expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro, nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu/RJ, Duque de Caxias/RJ, São João de Meriti/RJ, Itaguaí/RJ, Itaboraí/RJ, Angra dos Reis/RJ e Santos/SP. 

 

Além disso, o juízo que expediu os mandados judiciais também determinou o *bloqueio de bens no valor de R$ 3,15 milhões*, visando a descapitalização patrimonial da organização criminosa.

 

A investigação teve início a partir da *apreensão de 342 kg de cocaína no Porto de Itaguaí, em abril de 2021*. A droga estava armazenada em toras de madeira que se encontravam no interior de um contêiner com destino à Europa.

 

Ao longo das apurações, *foi possível identificar uma estrutura permanente montada para a prática de tráfico internacional de drogas, bem como de comércio ilegal de armas de fogo*, com a utilização de diversos mecanismos que visam burlar as fiscalizações portuária e aduaneira. 

 

De acordo com as investigações, a ORCRIM também praticava os crimes de *comércio ilegal de armas de fogo*; *corrupção de menores*; e *lavagem de dinheiro, por meio da aquisição de veículos, cavalos, lanchas e imóveis*. 

 

Os envolvidos nos crimes listados acima estão sujeitos a penas que, somadas, *chegam no mínimo aos 17 anos de reclusão, com potencial para ultrapassar 45 anos de reclusão*.

 

O nome da operação, Nephelos, está relacionado à maldade, falsidade, erro e engano, ferramentas utilizadas pela organização criminosa na prática de tráfico internacional de drogas e outros crimes cometidos.

 

*Balanço Final – Operação Nephelos*

 

*Dois presos*: o alvo principal da operação e um homem preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

 

*Apreensões*:

– uma arma de fogo, que deu origem à prisão em flagrante;

– um veículo; 

– aparelhos celulares; 

– um equipamento destinado à subtração e alteração de informações da base de dados do INSS (chupa-cabra); 

– equipamentos de informática;

– documentos que comprovam a ocultação patrimonial.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo