Dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (24) por transportarem R$ 500 mil em espécie no bairro de Icaraí, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A apreensão ocorreu durante uma operação contra crimes eleitorais, em um dos dois municípios fluminenses que terão segundo turno das eleições municipais de 2024.
Segundo a Polícia Federal, a abordagem ocorreu após um trabalho de inteligência e troca de informações. Os policiais interceptaram o veículo e, ao revistá-lo, encontraram o dinheiro escondido dentro de uma mochila no interior de um carro de uso exclusivo do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ). A suspeita é de que o valor seria utilizado em práticas de corrupção eleitoral.
A ação foi conduzida pelo Grupo de Combate aos Crimes Eleitorais (GET) da Polícia Federal no Rio, com apoio da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) e da Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional (DELINST).
Os suspeitos, o dinheiro e o veículo apreendido foram levados para a Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro. As investigações seguem no âmbito de um inquérito policial que apura corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Com esta apreensão, a PF já acumulou R$ 4.565.040,00 em espécie apreendidos em ações de combate à corrupção eleitoral somente em 2024.