Política

PIX poderá ser usado para pagamento de faturas em atraso de luz, água e gás

Projeto de lei do deputado Carlinhos BNH está em análise na Alerj_

O PIX poderá ser utilizado para o pagamento de faturas em atraso das concessionárias de serviços públicos. É o que estabelece o Projeto de Lei 4036/2024, do deputado estadual Carlinhos BNH (PP), que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

A proposta altera a Lei 8.695/2019, para que as concessionárias de serviços públicos de energia elétrica, de abastecimento de água e gás ofereçam ao consumidor inadimplente a possibilidade de pagamento das faturas em atraso através de PIX, além do cartão de débito. 

Ainda segundo o projeto, as concessionárias informarão ao consumidor, através dos dados cadastrados, via telefone, mensagem de texto ou correio eletrônico, com 48 horas de antecedência, sobre a data marcada para o ato de interrupção dos serviços essenciais por falta de pagamento.

“O PIX já virou o principal meio de pagamento de milhares de pessoas por sua praticidade e rapidez, então é natural que as concessionárias também aceitem para a quitação dos débitos em atraso. Com certeza iremos facilitar a vida dos consumidores, garantindo maior agilidade, transparência e segurança nas relações entre os prestadores de serviços e usuários”, explica o deputado Carlinhos BNH. 

O PL 4036/2024 será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça; Defesa do Consumidor; Minas e Energia; Saneamento Ambiental; Economia; e Orçamento.

 

Julia Passos/Alerj

od_07_03_2023_JuliaPassos-8250.jpg

Deputado Carlinhos BNH quer facilitar o pagamento de faturas em atraso 


 

Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 
(21) 99823-8672
 
 
 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo