Na manhã desta sexta-feira, 30, a Polícia Federal deflagrou a operação resgate com o objetivo de resgatar espécimes da fauna silvestre nacional mantidas em cativeiro ilegal, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
A investigação teve início na Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico – DELEMAPH após a prisão, em flagrante, de um homem, no dia 13/01/22, quando este retirava uma arara-canindé de clínica veterinária no Barrashopping, Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.
Na ação de hoje, os policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti/RJ, em condomínio residencial no bairro Tinguá, próximo a área de proteção ambiental, em Nova Iguaçu/RJ.
Como resultado da diligência, os policiais federais da Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu, com apoio da Delemaph, resgataram *duas araras-canindé, um papagaio e um macaco-prego* mantidos ilegalmente em cativeiro.
Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Tratamento de Aves Silvestres – CETAS para tratamento e destinação adequada.