A Polícia Federal prendeu o último foragido da Operação Não Seja um Laranja, nesta sexta-feira (12), em Búzios. O preso era um dos principais operadores do esquema ilegal investigado na operação, deflagrada no dia último dia 2. Ele também era o responsável pela lavagem do dinheiro auferido pela organização criminosa.
Policiais federais da Unidade de Análise de Dados de Inteligência Policial da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (UADIP/DELEFAZ) foram os responsáveis pela localização do homem e efetuaram a prisão do mesmo.
A Operação conteceu em 13 estados e teve o objetivo de desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas mantidas em diversas instituições bancárias do país. Segundo a corporação, o montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza R$ 18,2 milhões.
Entre as ações criminosas, fraudes através de transações digitais, golpes – como o da clonagem do WhatsApp, do falso funcionário de banco (quando o fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário de uma instituição financeira), e phishing (quando criminosos tentam obter dados pessoais do usuário através de mensagens e e-mails falsos que o induzem a clicar em links suspeitos). RC24H