Na manhã de sábado, 09, equipe da PRF realizava fiscalização em frente a unidade operacional da PRF, posto de São Gonçalo, na BR-101, km 304, quando foi dado ordem de parada para o caminhão M.BENZ, placas do Rio de Janeiro-RJ. Os policiais realizaram a fiscalização de rotina, pedindo o documento do veículo, do motorista e da nota fiscal da mercadoria, mas o condutor informou que não tinha a nota fiscal da mercadoria para apresentar. Sendo assim a mercadoria foi apreendida, valor da carga R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais). O caminhão estava com o licenciamento atrasado sendo assim autuado e recolhido. Veículo foi carregado com a mercadoria no município Rio das Ostras e seria vendida para um depósito no município do Benfica-RJ.
Pouco tempo após a apreensão da mercadoria, o proprietário da mercadoria compareceu a unidade operacional oferecendo R$ 10.789,00 (Dez mil, setecentos e oitenta e nove reais) aos policiais em troca da liberação dos engradados de cerveja e de imediato o PRF deu ordem de prisão ao homem.
O veiculo, a carga e o proprietário da carga foram encaminhados para a sede policial 73 DP em São Gonçalo-RJ. A Operação Égide, iniciada em 1º de outubro de 2021, faz parte do planejamento da PRF na repressão ao crime nas rodovias federais fluminenses.
A operação foi desencadeada após análise e mapeamento dos principais pontos críticos do estado. As ações terão como principais objetivos o combate ao roubo de cargas, veículos e coletivos, e também ao tráfico de drogas e armas.