Conecte-se conosco

Destaque

Presidente do TJRJ participa do lançamento do projeto Pedofilia: Aprender para se Defender – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares, participou nesta segunda-feira (4/11), de uma audiência pública para o lançamento da campanha Pedofilia: aprender para se defender!”. O evento, que conta com o apoio da prefeitura e da Câmara Municipal de São Gonçalo, foi realizado na sede da OAB daquele município reunindo magistrados, policiais, psicólogos, advogados, professores e outros profissionais que podem contribuir para combater esse tipo de crime.

– Chama atenção, no cenário globalizado atual, a existência de autênticas teias organizadas de criminosos voltados à exploração sexual de crianças. Isso, evidentemente, desperta nossa atenção para a urgência de uma investigação administrativa e judicial capaz de surpreender tais grupos. (…). Uma saída, por exemplo, já autorizada em outros estados pelo STF, é a remessa desses processos criminais às Varas da Infância e da Juventude. (..) Com a graça de Deus, avançaremos rumo a um Rio de Janeiro em que as crianças e os adolescentes possam guardar sua inocência e seus sonhos intactos – disse o presidente do TJRJ.

O vereador Alexandre Gomes – que convocou a audiência pública e entregou ao presidente do TJRJ uma Moção de Aplausos em nome do Legislativo gonçalense – abriu a solenidade informando dados da CPI da pedofilia instalada no Senado em 2018: 95% dos que abusam sexualmente de crianças e adolescentes são conhecidos deles e 65% são parte a família da vítima. Quase 99% são homens.

– Uma em cada três meninas denuncia o abuso e apenas um em cada 100 meninos – disse ele, deixando claro que pedofilia não tem cura por não ser uma doença.

O presidente da OAB/SG, Eliano Enzo, falou em seguida sobre a importância de os pais conversarem com os filhos sobre a existência de pedófilos:

– Nem todos os pais têm coragem de conversar com os filhos sobre isso, mas é só através do conhecimento que a criança vai saber se defender.

Mesma posição foi adotada elo prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci:

– Esse projeto é muito importante para que as famílias aprendam a se proteger – frisou.

A escritora Maura de Oliveira contou que foi vítima de abuso quando criança e que só viu uma saída quando uma professora conversou com ela após perceber que ela chorava muito na hora de voltar para casa:

– Nós precisamos de adultos saudáveis e, para isso, precisamos cuidar das nossas crianças – disse, observando que muitas crianças e adolescentes vítimas de pedófilos entram em depressão podendo se automutilar e até mesmo cometer suicídio.

A psicanalista Quezia Carvalho Tebet foi clara:

– Pedofilia não é sem-vergonhice apenas, mas também não é doença. Ninguém nasce pedófilo, a pessoa se torna pedófila. Por isso a importância de conversar com a criança em casa e na escola sobre pedofilia e sobre sexo. Na linguagem dela e respeitando a idade de cada uma. O pedófilo sabe o que faz e planeja os atos dele. Sua cognição funciona muito bem. A diferença está nos sentimentos. O cérebro do pedófilo não reage a uma série de emoções.

A delegada Paula Mary Reis, da Polícia Federal, falou em seguida frisando que não existe uma espécie de perfil do abusador:

– Não há como traçar esse perfil. Normalmente são homens, mas existem mulheres também. Não há sexo definido, nem religião, nem raça ou tipo físico nem classe social. É um problema muito sério. Se a criança foi abusada é porque a família falhou, e vai falhar novamente se não ajudá-la. O silêncio sempre vai proteger o abusador, nunca a criança. As vítimas devem ser ouvidas porque, muitas vezes, o depoimento delas é a melhor prova contra o pedófilo – disse, contando já ter trabalhado em casos em que as vítimas são bebês e que muitos sofrem rompimento de órgãos internos e de doenças sexualmente transmissíveis.

Emerson Brant, policial civil do DCAV, contou que, todos os dias, escuta depoimentos de crianças vítimas de abusos sexuais:

– É muito importante que todos estejamos unidos contra esse tipo de violência. Temos que falar sobre prevenção porque, quando os sinais e sintomas aparecem, o abuso já aconteceu. É importante que a criança saiba se defender e a casa da vítima costuma ser o local mais perigoso para ela. Os pedófilos estão se organizando no mundo todo em organizações para troca de informações e estão reduzindo a idade de suas vítimas. Cerca de 20 mil fotos de pornografia infantil são postadas na internet por semana; existem cerca de um milhão de sites de pedofilia.

Também participaram da mesa do evento os desembargadores Fábio Dutra e Ivone Caetano, o professor Marcelo Conceição, a delegada Juliana Emerique, o delegado Adilson Palácio, entre outros.

 

Fotos: Luiz Henrique Vincent

Destaque

Candidata a vereadora é flagrada com 190 kg de maconha (Brasil) – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Noemi da Silva, de 39 anos, é candidata a vereadora pelo Partido Liberal (PL) e foi presa em flagrante na segunda-feira (26). No local, os policiais militares encontraram 190 kg de maconha, quatro armas de fogo, munições e cerca de R$ 17 mil em espécie. Além da candidata, outras duas pessoas foram detidas e encaminhadas à Central de Polícia de Blumenau (SC).

A defesa de Noemi afirmou que ela estava no local, mas que não tem relação com o crime. “Um lamentável infortúnio que fez ela estar na hora errada, no lugar errado e na companhia errada”, disse o advogado Antoniel Lobo Cardoso. Ele explicou que a candidata possui um relacionamento afetivo com um dos detidos.

Em nota, o PL afirmou que recebeu “com surpresa” a notícia e que deve “aguardar a conclusão das investigações com toda a cautela necessária que o caso requer, defendendo sempre o princípio do contraditório e da ampla defesa”. “O PL avaliará as previsões estatutárias da sigla, uma vez que trata-se de assunto de ordem de comportamento pessoal e não relacionado diretamente ao contexto político-partidário”, diz o texto.

Continue lendo

Destaque

Dimas apresenta propostas na área de saúde (São Gonçalo) – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

Dimas Gadelha, candidato da coligação ‘São Gonçalo Pode Mais’ realizou caminhadas pela cidade e apresentou aos eleitores seu plano de governo que prioriza ações na área de saúde, entre outras. Os bairros Boaçu e Água Mineral foram visitados por Dimas e sua equipe.

“Entre as metas na área da saúde está o ‘Saúde na palma da mão que vai possibilitar o gonçalense agendar seu atendimento via aplicativo de celular ou em terminais que vamos instalar nos equipamentos públicos. Vamos buscar recursos para criar os Hospitais do Câncer, do Idoso e do Coração, que são áreas com muita precariedade dos serviços em São Gonçalo. As clínicas de família também serão ampliadas, pois elas podem ser bastante resolutivas, aumentando também os serviços oferecidos com raio X, ultrassonografia, salas de procedimentos, e outros que possibilitem os diversos atendimentos de saúde. Muita gente procura o pronto socorro para atendimentos que não são de urgência e emergência. Esse atendimento das clínicas da família precisa de horário ampliado”, declarou o candidato.

AGENDA- QUARTA-FEIRA- 8h30- Entrevista; 9h- Carreata no bairro Boa Vista; Às 14h participa de uma Live e tem uma série de encontros com candidatos da coligação que reúne PT, PDT, Pros, Rede e Podemos.

Continue lendo

Destaque

Mulher com Covid-19 morre ao ser transferida durante incêndio em hospital (Rio de Janeiro) – Banca.com

ADMINISTRADOR

Publicado

em

ma mulher de 42 anos morreu, nesta terça-feira (27/10), ao ser transferida durante incêndio que atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na zona norte do Rio de Janeiro (RJ).

Em entrevista à GloboNews, um porta-voz do hospital afirmou que a vítima estava internada em estado gravíssimo no setor para tratamento da Covid-19.

Militares de cinco quartéis do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMRJ) foram acionados para atender a ocorrência às 9h50. A Polícia Militar também participa da operação.

Vinculado ao Ministério da Saúde, a unidade é referência no atendimento a pacientes com Covid-19 e é o maior hospital da rede pública do em volume geral de atendimentos mensais.

 

Continue lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 Portal de Notícias - Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe - Todos Direitos Reservados.