Polícia

PRF prende condutor realizando transporte ilegal de Caranguejos BNRJ

Neste sábado, dia 06 de novembro, policiais da Delegacia da PRF de Angra dos Reis, juntamente com o Grupamento de Proteção Ambiental da Prefeitura de Mangaratiba, realizaram a prisão de um condutor que transportava mais de 500 caranguejos da espécie Caranguejo-Uçá, que atualmente encontra-se em fase de defeso para preservação da espécie, onde é proibida a sua coleta e transporte.

O veículo foi abordado nas proximidades do trevo de Mangaratiba, km 433 da Rio Santos. Durante a averiguação dos documentos, foi identificado no banco traseiro, diversos sacos plásticos que aparentavam movimento. Perguntado sobre os objetos, o condutor respondeu que havia recebido a quantia de R$ 250,00 para transportar os animais de Mangaratiba até Niterói.

Diante do fato, foi solicitado que o condutor desembarcasse e abrisse os sacos para verificação. Nesse momento foi constatado que havia 11 sacos grandes somando aproximadamente 250kg de caranguejo em péssimas condições de armazenagem, inclusive na mala do carro.

Como o condutor não portava nenhum tipo de documentação que o amparasse para o transporte, foi feito contato com a Prefeitura de Mangaratiba, que compareceu com o Grupamento da Proteção Ambiental e identificou a espécie como a popularmente conhecida por caranguejo, caranguejo-uçá, caranguejo-do-mangue, caranguejo-verdadeiro ou catanhão.

Foi feita a pesquisa e confirmado pela portaria nº 52/2003 do IBAMA, que a espécie tem controle de captura anualmente de Outubro a Dezembro.

Diante das circunstâncias, o condutor e o material foram encaminhados para a 165ªDP em Mangaratiba para o devido registro, e os animais foram devolvidos a natureza logo em seguida.

Pelo ação, o condutor foi preso em flagrante e responderá por crime ambiental previsto no artigo 34 da lei 9605/98, com pena de detenção de 1 a 3 anos e multa.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo