Alexandre Kapiche, repórter da Inter TV, afiliada da TV Globo na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, foi demitido na última sexta-feira (26/4) após ser acusado por quatro colegas de trabalho de assédio sexual. O diretor do canal, Rolf Danziger, confirmou o desligamento, porém o canal se recusou a fornecer detalhes sobre os procedimentos internos.
Em uma carta aberta entregue à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), as mulheres detalharam as ações do repórter. Relataram que Kapiche dava “beijos molhados”, tocava em partes íntimas e tentava abraçar ou encostar em colegas de trabalho, sendo que as reações negativas resultavam em humilhação e diminuição da capacidade profissional, sempre com o apoio de Rolf Danziger.
Segundo os relatos, uma jornalista que teria sido vítima de Alexandre registrou imagens que comprovam o abuso e exigiu sua demissão. O marido da vítima, enfurecido e traumatizado pelo relato emocionante da esposa, foi até a sede da emissora procurar Kapiche, que se escondeu na sala de Rolf Danziger.
As mulheres que denunciaram o assédio ameaçaram Kapiche, afirmando que, se ele as desmentisse, tornariam o vídeo público na internet. A carta, assinada por quatro mulheres que afirmam terem sido vítimas do repórter, expressa o desejo de justiça, tanto terrena quanto divina.
A delegada titular da Deam, Aline Vilas Bôas, abriu um inquérito para investigar o caso e garantiu que todas as medidas necessárias serão tomadas para apurar as denúncias