Política

Rio de Janeiro ganha dia de combate aos maus-tratos de animais silvestres

Lei do deputado Rosenverg Reis, sancionada pelo governador, institui o dia 28 de abril

O Estado do Rio de Janeiro conta agora com um dia dedicado ao combate aos maus-tratos de animais silvestres. A Lei 10.426/2024, de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada, nesta terça-feira (18/06), no Diário Oficial.
 
Com isso, fica instituído no calendário de datas comemorativas o 28 de abril como Dia Estadual de Combate aos Maus-tratos de Animais Silvestres.
 

“Os maus-tratos, na maioria das vezes, são causados não só pelo comércio ilegal, mas pela desinformação das pessoas, por quererem criar animais em condições que não são adequadas para eles. A inclusão da data no calendário estadual, junto com ações educativas, vão ajudar a preservar e cuidar melhor das espécies”, afirma o deputado estadual Rosenverg Reis.

 

O estado do Rio de Janeiro teve 252 casos de crueldade e maus-tratos contra animais em 2022, segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). As principais vítimas nos registros de ocorrência foram os cachorros (174), gatos (47) e aves (23). E, dentre os agressores, destacam-se os próprios tutores, responsáveis por 68,7% dos casos.

Em caso de maus-tratos, a denúncia pode ser feita no telefone 190 da Polícia Militar ou no número (21) 2334-7634, do Comando de Polícia Ambiental (CPAm). Também é possível registrar a ocorrência em qualquer delegacia do estado e na Linha Verde, do Disque-Denúncia (0300-253-1177) de forma anônima.

 
Divulgação/Alerj
ORDEMDODIA_02_04_24_OctacilioBarbosa-35.jpg
Deputado Rosenverg Reis é autor da Lei 10.426/2024

0f1aa423-f069-4c2d-8124-eaaeaec9a795.jpeg


 

Juliana Oliveira 

Assessoria de imprensa 
(21) 99823-8672

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo