Política

Rio pode ganhar farmácia de manipulação carioca l Banca de Notícias

Proposta do vereador Chagas Bola quer garantir que população tenha acesso a remédios manipulados a preços de custo, além de suprir a falta de medicamentos na rede pública de saúde.

O vereador Chagas Bola (União) protocolou um projeto de lei na Câmara do Rio que cria o Programa Farmácia de Manipulação Carioca. O objetivo é implantar o serviço de manipulação no âmbito do SUS, garantindo o acesso da população a medicamentos manipulados a preços de custo e ampliando suas opções terapêuticas. O Programa visa ainda suprir o desabastecimento na rede pública de saúde. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, diversos estados brasileiros relataram a falta de mais de 40 medicamentos, desde soro fisiológico e antibióticos, até remédios utilizados no tratamento de doenças raras.

¨Os medicamentos manipulados possuem a mesma composição química e eficácia no resultado, além de serem fabricados de forma personalizada, evitando o desperdício e favorecendo pacientes com necessidades especiais que têm problemas para engolir comprimidos e idosos que precisam tomar várias remédios, já que podem ter diferentes apresentações e combinações de substâncias¨, ressaltou o vereador.

Segundo o PL 1411/2022, os profissionais habilitados da Rede Pública de Saúde municipal poderão prescrever os medicamentos a serem manipulados na Farmácia de Manipulação Carioca em receita médica própria. Poderão ser prescritos medicamentos cujas fórmulas sejam reconhecidas e autorizadas pelo Ministério da Saúde no tratamento ambulatorial, e demais medicamentos previstos na Resolução-RDC nº 67/07, que regula e institui as boas práticas de manipulação em farmácias. Nesse grupo, estão incluídos, entre outros, antibióticos, anti-hipertensivos, diuréticos, pomadas, analgésicos, até remédios para bronquite e insuficiência cardíaca congênita.

Para realização do Programa, o município poderá firmar convênios e/ou termos de parceria com os Governos do Estado e da União, universidades, empresas privadas, órgãos governamentais e entidades não governamentais.

 

Gisele Macedo

21-993973786

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo