ColunistaDestaqueEntretenimento

São Gonçalo vai ganhar uma Sala Cine Popular Lázaro Ramos (ColunaTanga) BNRJ

Ator e Escritor Lázaro Ramos homenageado com o primeiro Cinema Popular de São Gonçalo, tornando-se, assim, CINEMA POPULAR LÁZARO RAMOS.
O Cinema Popular de SG , projeto ainda em fase de construção, tem como proposta oportunizar às populações periféricas de São Gonçalo, o acesso à arte cinematográfica, ainda, muito restrita às classes populares do município.
São Gonçalo, com um pouco mais de um milhão de habitantes, é um município pobre, apesar de se localizar a menos de 30km da capital cultural do Brasil e enfrenta uma histórica e grave carência de equipamentos de promoção da cidadania cultural.
O Projeto Cinema Popular é um empreendimento da Organização AFROTRIBO que nasceu, a 16 anos, da necessidade de acolher e incluir crianças, jovens, adultos e idosos de forma a levar educação, cultura e cuidado social ao próximo. Ao longo desses anos, a instituição vem atuando no município de São Gonçalo com ações de promoção sócio-cultural, tendo atendido, no período, mais de 5.000 famílias em situação de vulnerabilidade social.
Vale destacar, que todas essas iniciativas são lideradas por pessoas pretas e privilegiam como público alvo, pessoas pretas, uma vez que o contingente populacional das comunidades populares é composto, em sua maioria, por pessoas afrodescendentes.
E é, na esperança de contribuir para resgatar a autoestima e valor da população negra de São Gonçalo, que AFROTRIBO propõe o Cinema Popular de São Gonçalo, por reconhecer a arte cinematográfica como um dos modos de expressão cultural contemporânea que se constitui como importante ferramenta educativa cheia de potencialidades e um meio de contribuir para as mudanças sociais que precisamos. 

Colunista Paula Tanga

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo