Ator e Escritor Lázaro Ramos homenageado com o primeiro Cinema Popular de São Gonçalo, tornando-se, assim, CINEMA POPULAR LÁZARO RAMOS.
O Cinema Popular de SG , projeto ainda em fase de construção, tem como proposta oportunizar às populações periféricas de São Gonçalo, o acesso à arte cinematográfica, ainda, muito restrita às classes populares do município.
São Gonçalo, com um pouco mais de um milhão de habitantes, é um município pobre, apesar de se localizar a menos de 30km da capital cultural do Brasil e enfrenta uma histórica e grave carência de equipamentos de promoção da cidadania cultural.
O Projeto Cinema Popular é um empreendimento da Organização AFROTRIBO que nasceu, a 16 anos, da necessidade de acolher e incluir crianças, jovens, adultos e idosos de forma a levar educação, cultura e cuidado social ao próximo. Ao longo desses anos, a instituição vem atuando no município de São Gonçalo com ações de promoção sócio-cultural, tendo atendido, no período, mais de 5.000 famílias em situação de vulnerabilidade social.
Vale destacar, que todas essas iniciativas são lideradas por pessoas pretas e privilegiam como público alvo, pessoas pretas, uma vez que o contingente populacional das comunidades populares é composto, em sua maioria, por pessoas afrodescendentes.
E é, na esperança de contribuir para resgatar a autoestima e valor da população negra de São Gonçalo, que AFROTRIBO propõe o Cinema Popular de São Gonçalo, por reconhecer a arte cinematográfica como um dos modos de expressão cultural contemporânea que se constitui como importante ferramenta educativa cheia de potencialidades e um meio de contribuir para as mudanças sociais que precisamos.
Colunista Paula Tanga