DestaqueNotíciasPolícia

Turista português que sofreu lesão grave na cabeça durante passeio de barco em Arraial do Cabo deixa hospital e é transferido para Portugal

Ele foi estabilizado pela equipe multidisciplinar, passou por vários exames de imagens e clínicos e foi levado imediatamente ao centro cirúrgico. O seu estado de saúde era considerado gravíssimo naquele momento", destacou Espinhara.

Após 62 dias internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o turista português Carlos Eduardo Lobo Pinto, de 38 anos, foi transferido para Portugal na manhã do último domingo (8). Carlos sofreu um traumatismo craniano gravíssimo após cair do terceiro andar de uma embarcação durante um passeio de barco em Arraial do Cabo.

 

Segundo o diretor do HERC, Mário Jorge Espinhara, o paciente deu entrada no Centro de Trauma da unidade em estado grave e foi imediatamente submetido a uma cirurgia de emergência. “Ele foi estabilizado pela equipe multidisciplinar, passou por vários exames de imagens e clínicos e foi levado imediatamente ao centro cirúrgico. O seu estado de saúde era considerado gravíssimo naquele momento”, destacou Espinhara.

 

Além do traumatismo craniano, Carlos também fraturou a mandíbula e sofreu escoriações profundas nos braços e nas pernas. Ele recebeu os primeiros socorros no Pronto-Socorro de Arraial do Cabo e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Estadual Roberto Chabo, que é referência no tratamento de alta e média complexidade para nove municípios da Região dos Lagos.

 

Durante o período de internação, o turista foi mantido entubado e sedado para maior conforto, recebendo cuidados intensivos de uma equipe médica composta por especialistas em diversas áreas, como enfermagem, fisioterapia, nutrição e bucomaxilofacial.

 

O pai de Carlos, o empresário José Pinto, acompanhou de perto o tratamento do filho no Brasil e elogiou a qualidade do atendimento da unidade hospitalar. “A equipe do hospital é maravilhosa”, afirmou. Com a melhora do quadro clínico de Carlos, a família e o diretor administrativo do HERC, Walter Wilmer, organizaram a transferência do paciente para um hospital em Portugal.

 

A transferência foi realizada por um jatinho aeromédico, e o embarque contou com o acompanhamento da equipe médica do Hospital Roberto Chabo. A família de Carlos fez questão de agradecer aos profissionais pelos cuidados prestados ao turista português. “Gratidão eterna”, disse José Pinto.

 

Carlos Eduardo Lobo Pinto retorna agora a Portugal para continuar seu processo de recuperação, após enfrentar um longo e delicado tratamento no Brasil.

 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo