DestaqueNotíciasPolícia

Unidades Estaduais de Saúde Recebem Selo por Boas Práticas em Segurança do Paciente

Entre as unidades premiadas estão o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, e a UPA Colubandê, em São Gonçalo, que fazem parte do Complexo de Saúde Alberto Torres.

Cinco unidades estaduais de saúde foram reconhecidas com o Selo de Segurança do Paciente, concedido pela Epimed Solutions em colaboração com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). O prêmio, anunciado esta semana, destaca a excelência das instituições na gestão de incidentes e promoção de boas práticas voltadas para a segurança do paciente.

 

Entre as unidades premiadas estão o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, e a UPA Colubandê, em São Gonçalo, que fazem parte do Complexo de Saúde Alberto Torres. Em 2023, essas unidades juntas atenderam 113.620 pacientes e realizaram mais de 160 mil exames clínicos e de imagens.

 

O aposentado Jurandir Melo, de 72 anos, elogiou o atendimento recebido: “Isso aqui parece mais um SPA. O carinho e acolhimento que recebemos fazem toda a diferença na nossa recuperação. Sou grato a cada profissional que cuidou de mim. Por mais hospitais humanizados.”

 

Além do Hospital Estadual João Batista Cáffaro e da UPA Colubandê, também foram premiados os Hospitais Estaduais Zilda Arns, em Volta Redonda, e Roberto Chabo, em Araruama, assim como o Instituto Estadual do Cérebro, no Rio. Todas essas unidades são administradas pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado e possuem equipes dedicadas à Qualidade e Humanização, focando em ações que promovem empatia e bem-estar.

 

A certificação, criada recentemente, visa estimular a adoção de boas práticas para a segurança do paciente, por meio da implementação de processos eficazes para a prevenção, detecção e resposta a incidentes e eventos adversos.

 

A Epimed Solutions contribuiu com expertise técnica para a definição dos critérios de avaliação e concessão do selo, enquanto o IBSP forneceu conhecimento sobre gestão de riscos e segurança do paciente, além de validar os critérios e assegurar a conformidade com as melhores práticas internacionais.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo