DestaqueSaúde

Vacinação: quarta dose disponível para população com 50 anos ou mais BNRJ

 segunda dose de reforço da vacina contra covid-19 está disponível para pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde de todas as idades, a partir deste sábado (4/6), em todo o Brasil.

A quarta dose de vacina, recomendada pelo Ministério da Saúde para a faixa etária e pessoas da área da saúde, considera a necessidade de reforçar a imunização e frear a nova onda de contaminações.

Em pesquisa encomendada pela pasta, feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a Covid-19. O estudo também mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz.

Segundo o Ministério da Saúde, a quarta dose está disponível para quem se encaixa na faixa etária e tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço e mais de 85,9 milhões tomaram a primeira dose de reforço. O Ministério da Saúde reforça a importância de estados e municípios seguirem as orientações da pasta para o andamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Taxa de transmissão 

A taxa de transmissão da covid-19 no Distrito Federal atingiu 1,43 nesta sexta-feira (3/6). É a terceira queda seguida do índice, que chegou a 1,5 na terça-feira (31/5). Apesar da redução, o resultado segue acima de 1, o que indica descontrole na pandemia. A taxa desta sexta (3/6) aponta que cada grupo de 100 brasilienses com a doença pode transmiti-la a outras 143 pessoas, em média.

Pelo segundo dia consecutivo, o DF não registrou nenhuma morte em decorrência da covid-19. É a sexta vez, desde o início da crise sanitária, que isso ocorre. A quantidade de casos diários registrados, porém, segue acima de 2 mil desde segunda-feira (30/5). Na última sexta-feira (3/6), a Secretaria de Saúde confirmou 2.304 infecções.

A capital do país acumula 718.242 casos de covid-19 desde o começo da pandemia, dos quais 690.459 (96,1%) são considerados recuperados. No total, o DF amarga 11.692 vidas perdidas pela doença.  Informações Correio Braziliense

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo